ações do bem

Brigada Militar de Santiago promove ação de doação de cabelo

Objetivo é a confecção de perucas e presentes de Dia das Crianças são os pedidos do 5º RPMon

18.398
Na semana passada, Sophia fez a segunda doação

Fotos: arquivo pessoal
Antes da pandemia, Paula e Sophia, mãe e filha, doaram mechas para perucas. A soldado Suelen Reolo (ao centro) recebeu as doações

O 5° Regimento de Polícia Montada (5º RPMon), de Santiago, está realizando ações solidárias e conta com o apoio da comunidade. Pelo segundo ano consecutivo, policiais militares arrecadam mechas de cabelo que serão destinadas à Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Maria. A instituição confeccionará e distribuirá as perucas para interessadas que são auxiliadas pela instituição. Até 15 de setembro, eram 158 cadastradas.

Feira do Doce ocorre na Basílica da Medianeira até domingo

Em 2019, a campanha arrecadou mais de 2 mil mechas de cabelo. Neste ano, desde janeiro, já foram recebidas 476. Além do batalhão de Santiago, Nova Esperança do Sul também tem se empenhado pela causa.

Neste ano, já foram recebidas 476 mechas

Psicóloga da Aapecan de Santa Maria, Aline Tomazetti Denardi é responsável pela Oficina de Perucas. Na instituição, há 2 anos a profissional conhece bem a importância do gesto de doar mechas de cabelo:

- Só quem conhece as contempladas com as perucas entende a validade do ato. O sentimento de profunda gratidão aos doadores é nítido no rosto de quem recebe, no momento em que vê a peruca pronta.

EXEMPLO DE CASA
Mãe e filha, a secretária Paula Zambeli, 37 anos, e Sophia Zambeli Benvegnu, 12, moradoras de Nova Esperança do Sul, fizeram doações em dezembro de 2019. No início deste mês, Sophia repetiu a ação.

Na semana passada, Sophia fez a segunda doação

Paula recebeu o diagnóstico de câncer em outubro do ano passado. Ela, que sempre teve cabelos longos, resolveu cortar logo para ter mechas para a peruca própria. Mas, pensando bem, resolveu os fios para frente.

- Aos 9 anos, a Sophia cortou o cabelo e guardou para doar, sem sabermos para onde. Agora, também colaborou com a campanha - diz a mãe.

Pesquisadores do Husm participam de estudo brasileiro voltado ao tratamento da Covid-19

A entrega das doações deste ano será realizada na próxima quarta-feira, em comemoração ao 46° aniversário do batalhão. Mas ainda dá tempo de doar. Quem se sentir motivado pela causa pode entrar em contato com o 5º RPMon, pelo telefone (55) 3251-2700, que recebe os cabelos até a próxima terça-feira. Depois deste período, terá início a arrecadação para a ação do ano que vem.

- Quanto mais doações, mais contempladas receberão perucas, auxiliando a autoestima destas mulheres que estão tão sensíveis ao momento, em função do tratamento do câncer - explica a soldado Mayara Santos, do 5º RPMon.

A soldado Mayara, do 5º RPMon, está à frente da campanha em Santiago e também aderiu a campanha. Com ela, a cabelereira Juliana Masteloto

DIA DAS CRIANÇAS
Para o Dia das Crianças deste ano, o batalhão de Santiago deu início, ontem, à Ação Criança Feliz, junto do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A ação visa arrecadar brinquedos, máscaras, doces e jogos infantis para crianças em situação de vulnerabilidade social do município. Há diversos pontos de coleta (confira no quadro).

Para selecionar os contemplados, o batalhão entrará em contato com a direção de escolas municipais e estaduais de Santiago para avaliação das destinações, além dos abrigos Lar dos Meninos e Lar das Meninas.

A comunidade pode contribuir até 6 de outubro. Ambas as ações fazem parte de campanhas criadas e incentivadas pela Brigada Militar do Estado.

COMO AJUDAR

Confira como participar da Ação Criança Feliz na cidade:

  • Como - Doando brinquedos, máscaras, doces ou jogos infantis
  • Pontos de coleta - 5° RPMon, Polícia Civil (delegacias), Guasso Supermercados (Getúlio Vargas, 1.361, e Aparício Mariense, 901), Andrade Tênis (Getúlio Vargas, 1.716), Farmácia Fronteira (Barão do Rio Branco, 518), Sicredi (7 de Setembro, 370), Pé no Chão (Tito Beccon, 1.504), Smec (Neri Gomes Peixoto, 1.229/1.413), Rádio Santiago (Jaime Pinto, 136), Posto Xamã (Alceu Duarte de Carvalho, 1.305/1.409), Monjuá (Tito Beccon, 1.356), Posto Ipiranga (Osvaldo Aranha), Multi 10 (Gen. Neto, 1.426), Papelaria Três Irmãos (Bento Gonçalves, 467)

*Colaborou Gabriele Bordin


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190