parabéns!

Santa Margarida do Sul completa 23 anos nesta quarta-feira

O município está localizado às margens da BR-290, a 48 quilômetros de São Gabriel

da redação
Foto: Foto: Divulgação


Foto: Divulgação

Santa Margarida do Sul comemora, hoje, 23 anos de emancipação político-administrativa. Em 17 de abril de 1996, a área, na época distrito de São Gabriel, foi elevada a município. E a data não passou em branco. No último final de semana, diversas atividades movimentaram os cerca de 2,5 mil habitantes do município. De sexta-feira a domingo, shows, bailes, eventos esportivos e culturais e um bolo de 23 metros marcaram o aniversário.

Novela da Globo gravada na região já tem data para estrear

Santa Margarida está localizada às margens da BR-290, a 48 km de São Gabriel. A economia é baseada na agropecuária, com destaque para a produção de culturas como soja e arroz. A ovinocultura também vem ganhando cada vez mais destaque. No começo do ano, aconteceu a 1ª Festa da Cordeira, no Parque de Exposições Olympio Bicca Estrázulas.

A população é formada por diferentes etnias, com destaque para a alemã e italiana. Os habitantes se distribuem em uma área territorial de 956,1 km², divididos em cinco distritos: Bolso, Santa Margarida, Canas, Serrinha e Cambaizinho.

Segundo o prefeito da cidade, Luiz Felipe Brenner Machado (PDT), a perspectiva do município para o futuro é boa. A arrecadação anual vem crescendo e atualmente fica em torno de R$20 milhões. 

Dois espetáculos movimentam a praça de Cruz Alta antes da Páscoa

- Santa Margarida é um município que vem crescendo bastante. O equilíbrio financeiro está muito bom e, se mantivermos nosso pensamento, sempre com a ajuda da população, tenho certeza que temos tudo pra continuar crescendo - afirmou Machado. 

Foi na área hoje conhecida como Tapera da Genoveva, em Laranjeiras, que nasceu o patrono do município e figura importante na história brasileira: Plácido de Castro. Ele foi o comandante da Revolução Acreana, que anexou o Estado ao Brasil, e ficou conhecido como Conquistador do Acre.

O MUNICÍPIO

  • Onde fica - Na Região Central
  • População - 2,5 mil habitantes
  • Base econômica - Agropecuária, sendo que as principais culturas são o soja e o arroz, seguidas do trigo, cevada e painço. A bacia leiteira é uma característica do município, assim como a criação de suínos e javalis para abate e um complexo industrial que trata do beneficiamento de cereais
  • O nome - Segundo a história oral, originou-se da homenagem feita à dona de uma grande fazenda de gado existente da região, que se chamava Margarida

A origem e a emancipação 

  • Santa Margarida pertencia a São Gabriel. A emancipação é comemorada em 17 de abril de 1996, data da publicação da lei estadual reconhecendo o então distrito como município. 
  • O município surgiu a partir da ideia de um grupo de margaridenses que acreditava que a emancipação traria desenvolvimento. 
  •  Os primeiros habitantes eram de origem portuguesa e seus descendentes dedicaram-se até meados do século XX somente à pecuária tradicional


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190