contatos Assine
são pedro do sul

Animais morrem devido à rede elétrica danificada

19 Fevereiro 2019 23:30:00

Moradores da região tentavam contato com RGE há uma semana na tentativa de viabilizar a solução do problema

João Pedro Lamas*
Foto: Foto: Diego Soares Machado (Arquivo Pessoal)

Foto: Diego Soares Machado (Arquivo Pessoal)

Quatro animais morreram eletrocutados devido a uma rede elétrica danificada no interior de São Pedro do Sul.

Na manhã da última sexta-feira, o agricultor aposentado Amauri Pinheiro Machado, 76 anos, levava uma novilha de um local para o outro por meio de uma estrada próxima da sua propriedade, na localidade de Itaquatia, quando animal sofreu uma descarga elétrica.

De acordo com o seu filho, o zootecnista Diego Soares Machado, o bicho morreu na hora, e o impacto do acidente deixou o seu pai "muito assustado".

- Como o meu pai estava demorando, saí para encontrar ele. Ele tinha deixado a nossa casa pela manhã bem cedo. Perto do meio-dia, achei ele. Estava assustadíssimo, chorando. Pela situação toda e porque ele podia ter morrido - conta.

Dupla é detida após ser flagrada com veículo furtado em Cruz Alta

Ele conta que o poste que sustenta a rede elétrica já estava no chão, mas que seu pai não sabia que a situação apresentava risco à vida. No local, Diego viu que, além da novilha, um cachorro havia morrido e também duas aves, que teriam se aproximado para se alimentar dos cadáveres dos bichos.

Um vizinho contou para Diego que a estrutura tinha ido ao chão fazia uma semana. Apesar de buscar contato com a RGE, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica e manutenção dos postes, não obteve retorno satisfatório em relação à solução do problema.

Depois que isso aconteceu, Diego, junto do irmão, tentou sinalizar com galhos que a estrutura punha em risco a vida de quem passava por ali. Então, contatou a RGE, mas sem sucesso, pois demandavam código de cliente para localizar a estrutura, coisa que ele não tinha.

Indignado, Diego fez uma publicação no Facebook, além de fazer um registro de ocorrência junto à Brigada Militar (BM), denunciando o acontecido. Na noite desta terça, ela já havia sido curtida 194 vezes, além de haver 63 compartilhamentos e 27 comentários. A repercussão fez com que a RGE buscasse contato com Diego.

Adolescente é apreendido após furtar material de construção em obra de Cruz Alta

A concessionária de energia prometeu que resolveria o problema na noite de sexta, promessa que foi cumprida. Em nota ao Diário, a RGE disse:

"A RGE informa que uma equipe já realizou um primeiro atendimento desta ocorrência e afastou qualquer risco, deixando o poste sem energia. Uma equipe de manutenção pesada, envolvendo caminhão, será direcionada para recompor a rede no local."

Diego diz entender que o mais importante era a segurança do seu pai e das pessoas que transitavam pela estrada, mas buscou a Polícia Civil para ser ressarcido do prejuízo causado com a morte da novilha, que estima que gire em torno de R$ 1,3 mil.

A Polícia Civil deve instaurar um inquérito para investigar o caso, que foi registrado como "crime ambiental".

*Com Janaína Wille


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190