pandemia

Unipampa São Gabriel chega a marca de 9,5 mil testes para diagnóstico do coronavírus

O projeto de testagem engloba 14 municípios da região central e fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Além disso, pesquisa aponta para dois picos de infecção na região

18.398
Foto: Fotos: divulgação
Os professores Paulo Pinto (a partir da esq.), Jeferson Franco, Andres Canedo, Juliano Boldo e Luiz Roesch fazem as análises das coletas

Fotos: divulgação
Os professores Paulo Pinto (a partir da esq.), Jeferson Franco, Andres Canedo, Juliano Boldo e Luiz Roesch fazem as análises das coletas

O projeto Iniciativa Covid-19, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus de São Gabriel, alcançou, na quinta-feira, a marca de 9,5 mil testes RT-PCR realizados. A ação engloba os municípios de Alegrete, Barra do Quaraí, Dom Pedrito, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santana do Livramento, Santa Margarida do Sul, São Gabriel, Uruguaiana e Vila Nova do Sul. A última cidade a ser inserida foi Santa Maria.  

Final de semana tem previsão de calorão e risco de temporal na região

EVOLUÇÃO 
Segundo análise do professor Jeferson Franco, coordenador da ação, é possível afirmar que a região de abrangência do projeto já passou por dois picos de contágio. O primeiro foi em junho, já o segundo, entre o fim de agosto e início de setembro.  

- Hoje, estamos, aparentemente, em estabilidade. Porém, isso é uma média. Alguns municípios, como São Gabriel, o que mais realizou testes por meio do nosso projeto, vivem um período de declínio. Outras cidades ainda apresentam alta - complementa o docente.  

Franco diz que a iniciativa serve para ajudar os municípios a superarem a pandemia o mais rápido possível, além de fornecer dados para a tomada de decisões sobre isolamento e tratamento de casos suspeitos ou confirmados de coronavírus. 

Região Central terá mais de 100 animais na Expointer 2020

O trabalho se iniciou em maio, com capacidade de testar 46 pacientes por dia. Porém, ao longo das semanas, mais cidades começaram a pedir auxílio para o combate à doença. 

Agora, o laboratório da universidade recebe em torno de 250 e 300 de exames por dia.

Ainda de acordo com o professor, os resultados são entregues no mesmo dia, e as prefeituras compram os reagentes para os testes. 

ENGAJAMENTO
Para colaborar com essas análises, a empresa São Gabriel Saneamento doou um extrator para a universidade, aparelho que acelera o fluxo de liberação de resultados. A Justiça do Trabalho doou verba para a compra dos reagentes. A coleta é feita por servidores das prefeituras participantes.  

Após caso de Covid-19, ESF é fechada na Região Oeste

A chegada do projeto a Santa Maria se deu por conta de surtos em frigoríficos. O Iniciativa Covid-19 já recebeu cerca de mil coletas feitas na cidade. 

Cinco professores com mais de 20 anos de experiência biologia molecular, bioquímica e genética fazem as análises das coletas no laboratório da Unipampa. Outros municípios podem entrar na lista do projeto.  

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190