combate ao coronavírus

São Gabriel amplia de 10 para 21 o número de leitos de UTI

Além disso, a equipe médica conta com dois respiradores móveis, que podem ser usados em pacientes em deslocamento

18.398
Foto: Foto: divulgação (Prefeitura de São Gabriel)

Foto: divulgação (Prefeitura de São Gabriel)

O Hospital Santa Casa, de São Gabriel, mais que dobrou o número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) disponíveis para o combate ao coronavírus. Agora, a instituição possui duas unidades, em espaços diferentes, uma com 10 leitos de UTI geral, que já existia antes da pandemia, e outra com 11 exclusivos para o tratamento da Covid-19, recém-inaugurados. Além disso, a equipe médica conta com dois respiradores móveis, que podem ser usados em pacientes em deslocamento.

Maioria dos inscritos pediu Enem em maio de 2021

A ampliação da estrutura foi possível de duas maneiras, conforme a diretora clínica do Santa Casa, Katia Raposo Pereira. Por iniciativa própria, a direção do hospital resolveu consertar cinco respiradores para colocar mais leitos em funcionamento. Os outros seis respiradores da nova UTI foram enviados pelo Ministério da Saúde.

- A equipe para operar a segunda UTI foi organizada com profissionais do próprio hospital que foram remanejados - explica Kátia, que também é presidente do Comitê de Combate à Covid-19 do município.

Para o secretário de saúde de São Gabriel, Ricardo Coirolo, o aumento do número de leitos dá tranquilidade para o poder público e à comunidade. Para a ampliação, foi utilizado um local dentro do Santa Casa que serviria para abrigar uma UTI pediátrica que nunca foi efetivada.

- Em São Gabriel, nós tivemos uma explosão de casos registrados e estamos em um momento mais calmo quanto a isso. O que nos ajudou muito foi a parceria que fizemos com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa), na qual passamos a testar todas as pessoas que apresentam síndromes gripais e não só os que apresentem sintomas graves, como é o protocolo do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde - comenta Coirolo, que diz que a estratégia possibilitou que infectados fossem identificados precocemente e encaminhados com rapidez para isolamento.

VÍDEO: parceria entre Diário e Cacism traz 1,6 mil protetores faciais para Santa Maria

De acordo com Kátia, até quarta-feira, havia 10 pessoas em ventilação mecânica no hospital. Alguns desses pacientes estão diagnosticados com coronavírus e os demais sofrem de outros problemas de saúde.

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190