controle

Câmara aprova projeto de lei para a castração de animais

Ação atenderá animais de rua e de famílias de baixa renda

18.398


Fotos: Jean Pimentel (Diário)

A Câmara de Vereadores de Restinga Sêca aprovou, nesta semana, um projeto de lei que cria uma parceria entre o município e a Associação Protetora dos Animais, conhecida como Focinhos de Restinga, para a criação do serviço municipal de esterilização e controle populacional de animais.

Conforme o plano de trabalho apresentado no projeto, a sala de castração atenderá animais abrigados por protetores vinculados aos Focinhos, animais de rua/comunitários, de famílias que são inscritas no Cadastro Único/Bolsa Família que não tenham condição financeira de pagar por castração e aqueles oriundos de protetores individuais do município, desde que assim sejam reconhecidos pelo Conselho Municipal de Política Animal (Comupa).

Mulher que teve 40% do corpo queimado em incêndio aguarda transferência para Capital

A presidente da Focinhos de Restinga, Edimeia Guidetti, aprova a medida.

- Será um grande benefício para toda a comunidade, porque vamos conseguir combater de forma mais eficiente o problema do abandono e reprodução de animais nas ruas - comemora.

Com os recursos que serão repassados pelo Fundo Municipal da Política Animal (Fumupa), a associação comprará os equipamentos e instrumentos cirúrgicos necessários para a realização de castrações, avaliados em R$ 26 mil. Já o município disponibilizará uma sala e um médico veterinário para a execução dos serviços.

Nova sede do Fórum de Faxinal do Soturno será inaugurada nesta quinta

A presidente do Comupa, a médica veterinária Saline Santos, diz que o controle populacional dos animais de rua e daqueles pertencentes a famílias atendidas por programas sociais era uma demanda antiga. Responsável pela criação do conselho e do fundo de política animal, o vereador Norton Soares (MDB) acrescenta que a proposta é um trabalho que vinha sendo feito há bastante tempo.

- Estamos dando mais um passo importantíssimo no combate ao abandono de animais, o que é totalmente alinhado ao cuidado com a saúde pública em nosso município - diz.

O projeto segue para a sanção do prefeito Paulinho Salerno. (Informações da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca)



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190