comemoração

VÍDEO: idoso que venceu Covid-19 e um infarto é recebido com carreata em Jaguari

Nilson Cassanta ficou 61 dias internado e esteve no CTI duas vezes

18.398
Foto: Foto: arquivo pessoal
Recuperado, Nilton Cassanta recebeu alta na última terça-feira

Foto: arquivo pessoal
Recuperado, Nilton Cassanta recebeu alta na última terça-feira

A população de Jaguari pensou que era mais uma carreata política pela cidade, afinal, a campanha eleitoral está a todo vapor. Porém, não foi o caso. Na última terça-feira, o aposentado Nilton Cassanta, 65 anos, recuperado da Covid-19, recebeu alta do Hospital de Caridade, em Santa Maria, e foi recebido na cidade onde mora por cerca de 25 carros.

Diagnosticado com coronavírus em agosto, o idoso ficou internado durante 61 dias para tratamento da doença. Ele teve 40% de um pulmão comprometido por conta do vírus e chegou a ficar internado no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) por duas vezes. No CTI Covid, foram 17 dias e, depois, como se não bastasse, um exame mostrou que as artérias do coração de Cassanta estavam calcificadas, o que ocasionou um infarto. Com isso, ele passou por cirurgia de ponte de safena, ficando, então, por mais 15 dias no CTI geral.

VÍDEO: polícia aguarda laudos para concluir inquérito sobre a morte de dentista, mas descarta crime

Para o médico infectologista Leonardo Franco, que acompanhou o paciente em Santa Maria, não há como explicar como um idoso com comorbidades graves, como Cassanta, conseguiu sobreviver à Covid-19.

- Todo paciente que vai para o CTI tem grande risco de morte. Não há como afirmar claramente o porquê uns sobrevivem às complicações e outros não. Fatores genéticos influenciam, é claro. Nilton contava com um prognóstico totalmente desfavorável. É provável que o problema cardíaco tenha sido potencializado pela Covid - explica Franco.

PESQUISA: preço da gasolina sobe e varia até R$ 0,34 por litro na cidade

Cassanta está em casa, em repouso. Ele não corre risco de morte, mas ainda se sente fraco e não teve condições de falar com a equipe do Diário.

- Como ele infartou dentro do hospital, em menos de 30 minutos, foi entubado novamente. No fim das contas, a internação devido à Covid, salvou a vida dele. Se não fosse assim, talvez, o pai infartasse na rua ou em casa, e não se sabe o que teria acontecido - comenta André Cassanta, 37 anos, filho do paciente.

Na cidade natal, a emoção tomou conta dos conterrâneos. Ao retornar para casa, no Bairro Mauá, Nilton foi recebido por uma carreata.

André é grato pelo carinho que a cidade dispensou a Nilton.

- Ficamos muito felizes com a força dele para vencer tantas dificuldades. A carreata foi bem grande, se compararmos com o contexto de Jaguari, uma cidade pequena - comemora o filho. 

*Colaborou Rafael Favero


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190