tradicionalismo

Biblioteca gaúcha em Jaguari ganha nome de poeta e historiador

Homenagem foi feita no sábado, durante inauguração de espaço cultural no CTG Invernada do Chapadão

18.398

Foto: Miguel Monte (Prefeitura de Jaguari/ divulgação)
Biblioteca gaúcha montada pela 1ª Prenda Mirim, do CTG Invernada do Chapadão, leva o nome do poeta e historiador João Damazio Cattelan 

Um dos mais destacados poetas e historiadores da Região Central, João Damazio Cattelan,85 anos,  teve uma grata surpresa na manhã de sábado, após a abertura oficial da Semana Farroupilha de Jaguari, que aconteceu na sede social do CTG Invernada do Chapadão, a primeira entidade tradicionalista do município. O poeta e historiador jaguariense foi homenageado pela entidade tradicionalista ao emprestar seu nome para a biblioteca gaúcha inaugurada na sede da entidade. O espaço cultural, que contém em seu acerco muitos livros doados pelo próprio homenageado, foi organizado pela 1ª prenda mirim da entidade, Ana Luiza Tier. 

João Damazio  nasceu em Ijucapirama, 3º distrito de Jaguari, em 6 de maio de 1934.  Agricultor e comerciante, Damazio ficou conhecido no meio artístico como músico e poeta, autor de  composições gravadas por diversos grupos musicais e artistas, entre eles Álvaro Feliciani e Grupo Legendas, Os Mateadores  e Chiquito e Grupo Bordoneio. Até hoje participa como jurado de diversos festivais de música, tendo sido jurado nas primeiras edições do Festival Querência do Bugio, de São Francisco de Assis, do Festival Gruta em Canto, de Nova Esperança do Sul e do Festival Tradicionalista de Mata. 

Trânsito de caminhões é interditado em ponte no interior de São Sepé

Foi vencedor da 4ª edição do Festival Tradicionalista de Mata e do concurso que escolheu o hino oficial do CTG Recanto de Tauras, de Erechim. Em 2013, conquistou o troféu de Melhor Letra no 10º Canto dos Ervais, de Palmeira das Missões, com a composição "O Sentido da Palavra". É autor de diversos poemas e letras de música, algumas obras publicadas e a grande maioria no arquivo próprio. Costumeiramente, iniciava seus programas radiofônicos declamando seus próprios versos, compostos especialmente para cada edição. 

No Movimento Tradicionalista Gaúcho, Damazio ocupou os cargos de patrão do CTG Invernada do Chapadão, por duas gestões. Foi um dos fundadores da 10ª Região Tradicionalista (10ª RT), tendo sido coordenador por dois mandatos.Em diversos períodos foi conselheiro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Em Jaguari, foi um dos fundadores do Grupo de Nativismo e Folclore Posteiros do Vale do Grupo de Nativismo e Folclore Vento Xucro. Também foi um dos criadores do Festival Grito do Nativismo Gaúcho, do qual foi vice-presidente na 1ª edição e presidente na 2ª edição do festival.

Projeto desenvolvido em Cruz Alta é selecionado por fundação e BNDES

João Damazio Cattelan é fundador e atual coordenador do grupo Os Cavaleiros do Vale, que há 10 anos realiza a tradicional cavalgada do aniversário do município, entre outras ações no meio tradicionalista. Em 2004 foi homenageado em Sessão Solene da Câmara Municipal de Vereadores, recebendo Menção Honrosa por ser "baluarte do tradicionalismo no meio jaguariense".

Em 2009 o município criou o título Homenageado Municipal da Semana Farroupilha e João Damazio Cattelan foi o primeiro tradicionalista a receber a homenagem. Também em 2009, por decisão da patronagem CTG Invernada do Chapadão, recebeu o título honorífico de Patrão de Honra da entidade. Foi, ainda, o primeiro patrono da Feira do Livro de Jaguari, na sua primeira edição, em 2012. Por muitos anos foi apresentador de programas tradicionalistas na Rádio Jaguari FM.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190