patrimônio fotográfico

FOTOS: Santiago lança banco de imagens para celebrar 137 anos de história

Mais de 130 fotos digitalizadas já fazem parte do acervo doado pela comunidade

18.303
Foto: Acervo Oracy Dornelles
Em 9 de setembro de 1972, o rei Roberto Carlos cantou em Santiago em show realizado no pavilhão da antiga Cooperativa Tritícola. Na imagem acima, o cantor é recepcionado no aeroporto municipal

Fachada das Casas Pernambucanas, que existia no município até a metade da década de 1980

A presença do Rei Roberto Carlos em um show em 1972, a inauguração da Estação Férrea, a construção da barragem Lajeado Pinheiro, entre outros eventos marcantes da cidade de Santiago, agora podem ser consultados pela tela do computador. O projeto Bancos de Imagens de Santiago, da administração municipal, já conta com mais de 130 fotos históricas digitalizadas da cidade. São registros de mais de um século eternizados pela tecnologia. 

Prefeito de Faxinal do Soturno é o novo presidente do Condesus

De acordo com o assessor de comunicação Márcio Brasil, que deve assumir o departamento de Turismo da cidade, o banco de imagens marca o aniversário de 137 anos da cidade, comemorado no dia 4 de janeiro. Sem a possibilidade de realizar a tradicional comemoração com bolo gigante, shows e outras ações tradicionais por conta da pandemia, a administração decidiu presentear a população com o acervo digital.

- Essas imagens vão ajudar a compor um acervo histórico que servirá para a criação de projetos turísticos, como uma exposição permanente chamada Túnel do Tempo, que ainda está em fase de planejamento - conta Brasil.

MEMÓRIA PRESERVADA

Fábio Monteiro, 33 anos, cedeu 200 das 600 fotos que mantém em seu acervo pessoal. Natural de Santiago, o historiador conta que começou a ter interesse pelo passado aos 9 anos. Influenciado pelo padrinho, o também historiador Valdir Amaral Pinto, Fábio sentava entre os mais velhos e gravava histórias sobre diversos aspectos da cidade. Seus descendentes trabalhavam com a família Cardinal, sobrenome conhecido dos santiaguenses. Foi daí que veio grande parte do conhecimento acumulado sobre o município. O material originou oito dos 10 livros publicados por Fábio sobre Santiago.

Novo deputado da Região Central já tem data para assumir

Mais tarde, quando se tornou articulista dos jornais locais, como o já extinto Matéria Prima e Folha, recebeu muitas fotos doadas pela comunidade. Das imagens que considera mais interessantes, estão a da primeira igreja matriz de Santiago, construída em 1854 e demolida em 1925 por um incêndio, e a foto da inauguração da loja maçônica, em 1905.

- A igreja teve um papel muito importante na história de Santiago. Foi a partir dela que se originou o desenvolvimento urbano que hoje vemos - relembra Fábio.

A demolição do prédio da segunda igreja, inaugurada em 1930 e demolida em 1983, inclusive, é uma lembrança não muito agradável para o povo santiaguense, conforme Fábio. À época, a Igreja Católica afirmou que o prédio estava condenado e decidiu reconstruí-lo. O historiador conta que o projeto do acervo fotográfico encampado pela prefeitura vem suprir a carência de prédios históricos preservados.

- A cidade não tem identidade histórica, não temos casarões que contam nossa história. Somos uma cidade de origem missioneira, mas que não cuida das suas ruínas. Então, quando o município vem e resgata um passado que 90% da população não lembra ou não conhece é uma atitude louvável - defende o historiador.

Balneário Passo do Verde está impróprio para banho

Quem quiser colaborar com fotos pode enviar e-mail para [email protected] ou entrar em contato pelo WhatsApp (55) 98457-6502.

Imagens


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190