contatos Assine
Desenvolvimento

Evento, em Santiago, vai apresentar chances de investimentos da China na região

10 Fevereiro 2019 13:00:00

Encontro, na próxima quinta-feira, é aberto a empresas e a profissionais

Da Redação


Foto: Divulgação/Prefeito Tiago Gorski Lacerda foi ao país asiático no ano passado para tentar atrair empreendimentos para Santiago. Alguns negócios estariam adiantados

Projetos e perspectivas de investimentos chineses em Santiago e região serão apresentados em evento, na próxima quinta-feira, às 18h30min, no auditório do Centro Empresarial do município. Promovido por entidades empresariais e instituições da cidade, o encontro é um desdobramento da viagem de uma comitiva santiaguense à China, liderada pelo prefeito Tiago Gorski Lacerda (PP), em outubro do ano passado. Uma das possibilidades de investimento é a instalação de uma fábrica de rações por parte do grupo Yongli, que aplicaria, no município, um montante de R$ 180 milhões.

DE OLHO NA REGIÃO

Alguns projetos chineses em estudo na região do Vale do Jaguari:

  • Fábrica de rações - Grupo Yongli, um dos maiores da China na área de máquinas para a produção de biomassa, estuda investir R$ 180 milhões
  • Frigorífico de carne orgânica - Nome do grupo ou grupo investidores ainda não foram divulgados
  • Área de infraestrutura - A Siet, empresa do governo chinês, que atua nas áreas de logística, porto e armazenamento, também demonstrou interesse na região, mas não há detalhes
  • Área de pesquisa - A Tongii, uma das principais universidades chinesas, estuda parceria em que Santiago passaria a conta com programas de pós-graduação nas áreas de arquitetura e engenharia, nas modalidade intercâmbio (sanduíche) ou à distância

Seis ruas centrais de Santiago passam por mudanças nos próximos dias

 A empresa interessada na fábrica de rações é uma das maiores da China na área de máquinas para a produção de biomassa e atua em mais de 65 países. A intenção dos chineses seria inaugurar a fábrica em 15 de agosto deste ano, data em que é comemorado o Dia Nacional da Imigração Chinesa.

Os asiáticos também teriam interesse em montar um frigorífico para produzir carnê orgânica. Além da área de alimentos, os segmentos de saúde, formação tecnológica, esportes, turismo e infraestrutura interessariam, igualmente, os chineses.

Outra interessada em investir na região do Vale do Jaguari seria a Siet, empresa do governo chinês, que congrega as áreas de logística, aduana, porto, armazém e internacionalização para produtos estrangeiros. Já na área de pesquisa, o interesse seria da Tongii, uma das principais universidades chinesas, com especialidade em engenharia e arquitetura. Por meio dessa parceria, Santiago poderá contar com programas de pós nas áreas de arquitetura e engenharia, na modalidade intercâmbio (sanduíche) ou à distância. Depois da missão à China, o prefeito de Santiago esteve em São Paulo (SP) para dar sequência às negociações.

VÍDEO: Santiago terá balada móvel dentro de ônibus que vai circular pela cidade

O encontro, promovido pela Agência de Desenvolvimento de Santiago, Sociedade dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Geólogos de Santiago (Seagros), prefeitura, Centro Empresarial, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões (URI) e Instituto Federal Farroupilha (IFFar), é aberto a profissionais e empresários ligados aos setores de projetos e construções.

Segundo os promotores, o evento, que tem apoio da Câmara de Comércio de Desenvolvimento Internacional Brasil-China, será uma oportunidade para a região entender as possibilidades de investimento estrangeiro e se preparar para um novo modelo de desenvolvimento.


fale conosco

redação
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
atendimento@diariosm.com.br
ouvidoria@diariosm.com.br
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190