contatos Assine
atendimento

Eleitores ficam mais de 30 horas em fila no cartório eleitoral em Caçapava do Sul

13 Março 2018 13:26:00

Prazo para fazer o cadastro biométrico encerra nesta quarta-feira, segundo o calendário do TRE-RS

Joyce Noronha


Fotos: Marcelo Marques (Gazeta de Caçapava)
Eleitores comentam que estão a mais de 30 horas na fila para fazer o cadastro biométrico em Caçapava do Sul

Os eleitores de Caçapava do Sul se deparam com uma situação complicada na manhã desta terça-feira, em frente ao Cartório Eleitoral do município: uma fila enorme para conseguir atendimento no órgão. De acordo com o calendário do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RS), o prazo para fazer o cadastro biométrico dos eleitores de Caçapava encerra nesta quarta-feira, 14 de março. 

A consultora de moda Jaqueline dos Santos Siqueira, 42 anos, conta que chegou à fila às 8h40min de ontem, para guardar um lugar na fila para o marido, que precisa fazer o cadastro biométrico. Ela conta que por causa do horário de trabalho dele, não conseguiu ir antes até o cartório, então, eles montaram este plano de revezamento na fila, para que ele consiga colocar a situação em dia.

Ariane Severo será a patrona da 28ª Feira do Livro de Caçapava do Sul

O problema, segundo Jaqueline, é que centenas de pessoas passaram a noite na fila e quando o cartório foi aberto, na manhã desta terça-feira, o atendimento começou por prioritários (gestantes, idosos e deficientes). Ela questiona porque não há um guichê específico para o atendimento dos prioritários, enquanto os outros atendem as pessoas da fila.

O chefe do Cartório Eleitoral de Caçapava do Sul, Fábio Macedo, os eleitores idosos, deficientes e gestantes têm prioridade no atendimento e isto está previsto em lei. Ele explica que as pessoas não precisam se preocupar, porque isso não vai alterar o atendimento.

Macedo reforça que o processo de cadastro biométrico abriu há um ano e foi amplamente divulgado. Porém, até o último levantamento do Cartório, fechado na semana passada, faltavam cerca de 7 mil eleitores de Caçapava para fazer o cadastro.

Combustíveis passam no teste de qualidade em Rosário do Sul

Ele informa que os eleitores que não regularizarem a situação terão o título cancelado e sofrerão todas as restrições cabíveis não possui inscrição eleitoral regular.

_ Além de não poder votar nas próximas eleições, não poderá, por exemplo, tirar passaporte, efetuar matrícula em instituições públicas de ensino, tomar posse em cargos públicos e renovar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) _ concluiu o chefe do Cartório Eleitoral.

Não há previsão de prorrogar o prazo para o cadastramento biométrico, segundo Macedo. Em Caçapava do Sul, o processo é feito no Cartório Eleitoral, localizado na Rua Silva Jardim, 609. O horário de atendimento é das 10h às 17h. Por lei, tem preferência no atendimento os idosos, gestantes, lactantes e portadores de necessidades especiais.

O cadastramento biométrico consiste na coleta de digitais dos dedos da mão, uma foto _ feita na hora _ e a assinatura digital. É preciso apresentar os seguintes documentos: Carteira de Identidade ou Carteira de Habilitação, comprovante de residência, CPF e Título Eleitoral.

*Com informações da Gazeta de Caçapava

fale com a redação

quem somos
leitor@diariosm.com.br
(55) 3213-7110
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3220-1717
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3220-1818
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)

para anunciar
(55) 3219-4243
(55) 3219-4249