Cruz Alta

Secretaria de Saúde oferece atendimento psicológico para pessoas com Covid-19 em Cruz Alta

O objetivo é contribuir com o alívio de sintomas da ansiedade durante o período da pandemia

18.398

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cruz Alta, por meio da coordenação da política de saúde mental, dá início a tratamentos psicológicos para as pessoas com Covid-19. Os atendimentos serão realizados por uma equipe de profissionais de psicologia e têm como objetivo prestar acolhimento e ajudar em cuidados referentes a problemas psíquicos.

Conforme estudos, muitos sintomas de ansiedade tendem a serem agravados pelo diagnóstico da doença. Diante disso, profissionais da Saúde passarão a realizar uma escuta sensível para averiguar efeitos do isolamento e resslatar a importância da proteção. O atendimento será estendido aos familiares e por telefone.

Trecho da VRS-825, em Nova Esperança do Sul, deve receber obras na semana que vem

Para colocar a ideia em prática, será realizado um mapeamento, em parceria com a Vigilância Epidemiológica, onde as pessoas que precisarem do acolhimento serão direcionadas ao projeto. O contato telefônico dos pacientes será encaminhado a equipe de primeiros cuidados psicológicos.

- Para além dos agravos relacionados ao isolamento ou a ausência dele, percebemos que estes primeiros cuidados serão fundamentais para as famílias em que houve ou pode haver o falecimento da pessoa diagnosticada. Em um momento de perda de alguém que amamos é fundamental que nos sintamos acolhidos e respeitados. Esperamos que esse trabalho possa ajudar estas pessoas - comenta a psicóloga responsável pela Coordenação da Política de Saúde Mental do município, Nairana Marczewski de Melo Macht.

Naiara acrescenta que o atendimento será realizado visando à proteção individual.

- Nosso objetivo é oferecer um pouco de alívio da ansiedade que vem com o diagnóstico. Não há como falar de saúde física sem dar atenção à saúde mental. Trata-se de um trabalho diferenciado para as famílias sentirem-se cuidadas - explica ela.

*Com informações da Assessoria de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde, de Cruz Alta


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190