alimentação

Coronavírus: Secretaria de Educação de Cruz Alta entrega kits de alimentos para crianças

Mesmo sem aulas, Conselho de Alimentação Escolar autorizou medida para garantir alimentação dos alunos

18.319
Foto: Foto: divulgação
Alimentação está garantida para alunos da rede municipal

Foto: divulgação

Alimentação está garantida para alunos da rede municipaL

Entre as medidas necessárias para enfrentar o coronavírus, uma das principais é o cancelamento das aulas. No entanto, muitas crianças da rede municipal de ensino fazem as principais refeições nas escolas. Em Cruz Alta, desde o momento em que os alunos foram dispensados, como medida de prevenção à disseminação do Covid-19, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) autorizou que a Secretaria Municipal de Educação entregasse kits de alimentos para as crianças levarem para casa.

REFORÇO

Segundo Patrícia Daltrozo, nutricionista da Secretaria Municipal de Educação de Cruz Alta, a medida foi tomada com vistas a impedir que qualquer situação de desnutrição infantil se agrave, bem como garantir que a alimentação seja uma forma de reforço da imunidade.

- Cerca de 250 famílias, selecionadas a partir de critérios como vulnerabilidade social, receberam alimentos não perecíveis, os quais seriam usados para fazer as refeições das crianças enquanto estivessem no colégio - explica ela.

Os kits, conforme Patrícia, devem durar por cerca de 15 dias, podendo ser complementando posteriormente.

- Não há como nos arriscar em relação à imunidade deles. Sabemos que, para a saúde, uma boa alimentação faz diferença, principalmente em um momento crítico como esse.

Coordenadora administrativa da Secretaria Municipal de Educação, Senaide Schroer comenta que os alunos da rede municipal de Cruz Alta dispõem de umas das melhores merendas do Estado, com frutas e verduras oriundas da agricultura familiar e de subsistência.

- Não tem como eles levarem os alimentos orgânicos porque estragam rápido. No entanto, arroz, farinha de trigo e milho, biscoito doce e salgado, feijão, macarrão, lentilha, sal, leite, óleo de soja, entre outros, com certeza, complementarão à mesa de nossas crianças. Esse esforço é de cada escola, de cada diretor - diz a coordenadora.

LIÇÃO DE CASA

Além de garantir a alimentação nos dias sem aula, o município preocupou-se também com o desenvolvimento pedagógico dos discentes.

Graciela Salgado, coordenadora pedagógica das escolas de Educação Infantil de Cruz Alta, diz que todas as crianças, de 0 a 6 anos, matriculadas na rede municipal receberam kits de leitura e atividades para fazerem em casa. Assim, segundo ela, garante-se o elo entre escola e família e não se compromete a educação:

- Junto a Aline Rizzardi, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental do município, providenciamos material para que 5, 5 mil crianças sejam acompanhadas pelos pais e professores neste período sem aulas. Já é ruim eles ficarem sem a interação física com os coleguinhas.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190