covid-19

Ação monitora passageiros e fiscaliza empresas na rodoviária de São Gabriel

Uma empresa de transporte intermunicipal foi autuada por carregar mais de 50% da capacidade de passageiros, conforme prevê decreto estadual

18.303
Foto: Foto: Divulgação (Prefeitura de São Gabriel)


Foto: Divulgação (Prefeitura de São Gabriel)

Com a chegada do feriado de Páscoa, a prefeitura de São Gabriel vai intensificar uma ação de prevenção e orientação aos passageiros que desembarcam na cidade. Por conta da pandemia do coronavírus, as pessoas que chegam na rodoviária da cidade têm a temperatura corporal e o nível de oxigênio no sangue medidos. Além disso, os passageiros são questionados se sentem algum sintoma relacionado ao Covid-19. Caso apresentem tosse, dor de garganta ou febre, as pessoas são orientadas a ficar em isolamento domiciliar ou encaminhadas ao ambulatório especial de atendimento a pacientes com sintomas gripais que foi aberto na sede da APAE, em frente à Santa Casa. São Gabriel tem um caso confirmado da doença. 

Acordo entre Estado e Ministério Público garantirá equipamentos para hospital de Rosário do Sul

Fiscais da prefeitura e Brigada Militar também participam da ação. Os fiscais realizam a contagem de passageiros para que não ultrapasse o número permitido de 50% da lotação máxima dos ônibus, conforme previsto no Decreto Estadual 55.128. Já a Brigada Militar é responsável por registrar os casos de descumprimento do decreto. Na sexta-feira, um dos ônibus da empresa Planalto que fazia a linha Porto Alegre-Uruguaiana foi autuado. Segundo Katia, o veículo tinha capacidade para transportar 67 passageiros e, portanto, só deveria colocar 33 lugares disponíveis para os clientes. Os fiscais municipais registraram a ocupação de 41 lugares. 

Conforme a assessoria de comunicação da Planalto, o ônibus partiu de Porto Alegre com 33 passageiros, mas, em Vila Nova do Sul, havia oito passageiros aguardando para embarcar para Uruguaiana. Como aquela era a última linha do dia, os passageiros que já estavam embarcados e os 8 passageiros extras concordaram que o carro ultrapassasse o número de assentos recomendados como medida de prevenção à pandemia. Ainda, segundo a assessoria, foi "uma situação pontual e de extraordinária exceção, para permitir que aquelas oito pessoas pudessem retornar às suas casas."

Foto: Divulgação (Prefeitura de São Gabriel)

De acordo com a médica Katia Raposo Pereira, que integra o Comitê de Enfrentamento ao Covid-19 em São Gabriel, as abordagens são feitas em horários diferentes para abarcar o público que chega em ônibus de cidades mais populosas e que já apresentam muitos casos confirmados da doença, como Porto Alegre, Santa Maria e Bagé.

- Orientamos principalmente para que as pessoas evitem viajar, ainda mais se estiverem com sintomas como febre e tosse. É uma ação educativa. É claro que gostaríamos de ter equipes que pudessem fazer isso 24 horas, mas como não temos essa capacidade, fazemos esse controle por amostragem - explica Katia.

Em 24 horas, 22 milhões de pessoas se cadastraram para pedir auxílio emergencial

BARREIRA SANITÁRIA
Prevista para começar nesta semana, a Barreira Sanitária nos dois pontos de acesso ao município, ainda não tem deve começar. O atraso, segundo a integrante do comitê de enfrentamento, Katia Raposo Pereira, é devido à organização escala de servidores para trabalhar e à necessidade de aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Conforme o secretário de Saúde do município, Ricardo Lannes Coirolo, dois grupos com seis pessoas vão aferir a temperatura das pessoas que entram no município. As pessoas que forem verificadas pelas equipes com alta temperatura ou com sintomas gripais serão encaminhadas ao ambulatório do Covid-19.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190