Bem-Viver

Varizes na terceira idade: fatores de risco e prevenção

Diogo Brondani


À medida que envelhecemos, as varizes se tornam um problema de saúde comum e um em cada cinco adultos convive com varizes e cerca de 16% dos adultos com varizes têm 60 anos ou mais. Varizes são veias superficiais anormais, doentes, dilatadas e tortuosas, um problema recorrente particularmente nas mulheres. De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), os problemas vasculares na melhor idade são mais comuns do que no restante da população. Conforme o cirurgião cardiovascular Jeferson Aita, as doenças arteriais são decorrentes da evolução da aterosclerose associada a outros males como hipertensão, diabetes, dislipidemias (taxas elevadas de colesterol ou triglicerídeos) e hábitos de vida não saudáveis (tabagismo e sedentarismo), bem como as doenças venosas (varizes, tromboses).

- As varizes afetam cerca de 70% dos idosos com mais de 70 anos e isto se deve a fatores como alterações hormonais, diminuição de massa muscular, falta de atividades físicas e histórico familiar - comenta o médico.

ALGUNS SINTOMAS

Dor, inchaço e sensação de peso nas pernas, principalmente à noite, podem ser indícios de problemas vasculares na terceira idade. No caso de varizes, elas são causadas justamente pelo enfraquecimento da parede venosa. Portanto, quando não tratadas, elas podem se tornar doenças mais graves como, por exemplo, tromboses e úlceras de perna.

- As varizes são mais comuns nos idosos devido a alguns fatores como perda progressiva de fibras no músculo. Além disso, é nessa fase que possuem diminuição da massa muscular. Doenças que podem agravar o caso também são mais comuns, como obesidade e sedentarismo - destaca Aita.

MUDANÇAS DE HÁBITO

Embora estejam incluídos no grupo de risco, algumas mudanças de hábitos podem prevenir os problemas vasculares na melhor idade. O principal cuidado está na prática regular de exercícios físicos e alongamentos para reforçar os vasos sanguíneos e coração.

Além disso, uma dieta equilibrada está atrelada a melhora de vários aspectos da saúde.

- Uma alimentação saudável também pode prevenir problemas vasculares no público idoso. Sendo assim, o ideal é manter um peso adequado. É indicado, também, evitar ficar muito tempo parado na mesma posição, deixando a circulação sanguínea fluir adequadamente - recomenda o cirurgião.

TRATAMENTO

O primeiro passo é procurar a ajuda de um médico especialista para realizar uma investigação/avaliação e indicar o procedimento mais adequado.

- O diagnóstico e tratamento precoce evita complicações que podem agravar o quadro de saúde geral de uma pessoa na melhor idade - lembra o profissional.

O tratamento das varizes pode ser feito com uso de medicamentos específicos que melhoram a circulação sanguínea. Dessa forma o sangue não se acumula nos membros inferiores e, consequentemente, controla-se as varizes. Outra medida é a realização de cirurgia. Esta costuma ser indicada em casos um pouco mais severos, mas é considerada um procedimento simples e de baixo risco.

SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO

- Varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem abaixo da pele. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. As veias mais acometidas são as dos membros inferiores: nos pés, pernas e coxas.

- A causa mais comum de varizes é a influência genética, uma vez que existe forte predisposição familiar. Pode-se herdar veias mais frágeis que, com a idade e fatores de risco, predispõem ao aparecimento das varizes.

- Geralmente, as varizes se manifestam por meio de manchas verdes ou roxas, que se expandem aos poucos. Outras pistas frequentes são o inchaço e a sensação de peso nos pés ao final do dia.

- Se diagnosticadas numa fase inicial, as varizes são manejadas de maneira conservadora, sem a necessidade de intervenção cirúrgica mas com estratégias para que elas não progridam nem apresentem sintomas. Nesse sentido, a meia elástica é uma parceira para todas as horas, pois ela aperta alguns pontos específicos da perna com o objetivo de melhorar o retorno do sangue ao coração.





fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190