Especial Prefeituras

VÍDEO: Lavras do Sul define três eixos principais para alavancar o município

Diogo Brondani


 A exploração de ouro tornou conhecida a região do Estado onde hoje está localizado o município de Lavras do Sul. Cidade pequena, (7,5 mil habitantes), mas muito acolhedora, Lavras tem atrativos turísticos únicos e um amplo potencial econômico, principalmente quando se fala em pecuária.

A administração municipal iniciada no começo de 2021 pelo prefeito Sávio Johnston Prestes, que foi reeleito, teve como principal desafio dar continuidade às ações de combate a pandemia.
- Entre 2017 e 2020, mantemos todos os compromissos do município em dia, folha de pagamento e melhorias programadas e executadas. Esbarramos na pandemia, que trouxe

incertezas na arrecadação municipal, principalmente no ICMS. Mesmo assim, iniciamos 2021 com um superávit de mais de R$ 2,5 milhões, o que permitiu direcionarmos mais recursos para a saúde nas ações de combate ao coronavirus. Estamos no embalo do primeiro mandato, cumprindo as propostas de campanha e nosso projeto de governo. O desafio é manter a saúde e a segurança da população sem deixar de fazer o que tem que ser feito - afirma o chefe do Executivo.

INCENTIVO
Conforme o prefeito Sávio Prestes, o fomento para a economia é focado em três principais setores: agropecuária, mineração e turismo.
- Temos um polo de comercialização de gado que é referência nacional através da realização de leilões semanais. São, no mínimo, 48 leilões ao ano. Além disso, a produção de soja cresceu muito. Ou seja, o agro é uma pilastra fundamental para arrecadação do município e geração de renda para muitas famílias - releva Prestes.
Já quando se fala em riquezas naturais, a meta é impulsionar a extração mineral.
- Lavras tem uma jazida fantástica de fosfato. Estamos trabalhando na implementação de uma mina para exploração com objetivo do crescimento econômico do nosso município - projeta o prefeito.
Antigas construções, monumentos religiosos e eventos são alguns dos atrativos que movimentam o turismo local. É por isso que este é um dos setores que a administração também quer impulsionar.
- O turismo é considerado o terceiro eixo econômico de Lavras do Sul. Atrai visitantes pelo seu Carnaval, sua Semana Farroupilha, pela Praia do Paredão, pela igreja em estilo gótico com mais de 100 anos, por suas ruas diferenciadas no centro da cidade. É um setor que contribui muito para a arrecadação local - garante Prestes.

No vídeo abaixo, o prefeito Sávio Johnston Prestes comenta sobre os principais planos para o município para a atual gestão.


INFRAESTRUTURA

Os investimentos em infraestrutura que estão sendo realizados pela administração municipal atendem demandas de diferentes áreas. Conforme o prefeito, na educação foi construída uma creche através do programa Pró-Infância para atender 120 crianças. Além disso, está sendo concluída uma escola que irá atender 800 alunos. Na localidade de Ibaré, foi construída uma quadra poliesportiva coberta para atender uma comunidade de cerca de 400 moradores.

Há destaque ainda para melhorias na pavimentação de ruas, como as do bairro Cerrito, para o fornecimento de água potável para duas comunidades quilombolas, a conclusão da passarela da ponte que liga o centro ao hospital, a reforma da estrutura da Praia do Paredão, entre outras.

- Não são grandes obras, são pequenas melhorias que ajudam a gente a acreditar que Lavras está melhorando. Por isso seguimos no trabalho de captação de recursos de emendas ministeriais para manter a cidade bem cuidada para nossos moradores e visitantes - considera Sávio Prestes.

SAÚDE
Na área da saúde, a administração municipal dá ênfase ao investimento de cerca de R$ 3 milhões realizados no hospital Dr. Honor Teixeira da Costa, na reforma da infraestrutura e na compra de equipamentos, dentre outras melhorias.
- Implementamos o atendimento do Mais Saúde nas UBS's, com horário das 8h às 20h, levamos atendimento aos distritos, com um médico clínico geral atuando no interior, renovamos mais de 100% da frota dos veículos da saúde, o que melhora muito as viagens eletivas dos pacientes. Estamos investindo na saúde, área que será um marco da nossa gestão - aposta o chefe do Poder Executivo Lavrense.

PARA O FUTURO
Contribuir para uma cidade boa de se viver, com geração de emprego e renda, tranquilidade e qualidade de vida é o que projeta o prefeito.
- Queremos uma Lavras que, daqui a 50 anos, tenha melhorado na saúde, que tenha emprego, seja pela mineração ou o setor primário, já que esse é o seu potencial, que o jovem não precise ir embora para a cidade grande em busca de oportunidade, que acolha melhor ainda o turista e que possamos receber pessoas que vêm morar aqui em busca de tranquilidade e qualidade de vida. Que possamos estar felizes aqui. Espero que as futuras gerações possam colher frutos do que estamos ajudando a plantar agora - deseja Sávio Prestes.

PERFIL

  • Localização: Região Central - Zona da Campanha
  • População: 7,5 mil habitantes]
  • Matrizes econômicas: agricultura e pecuária, mineração, serviços e turismo
  • Atrativos: Igreja Matriz de Santo Antônio, Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, Praia do Paredão (camping Zeferino Teixeira), mirantes e outros


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190