Publieditorial

Sustentabilidade: práticas que geram vantagens

Usar sacolas retornáveis e priorizar aquisição de produtos locais e orgânicos são ações simples de adotar no dia a dia

Diogo Brondani
Sustentabilidade: práticas que geram vantagens
Foto: divulgação
Usar sacolas retornáveis e priorizar aquisição de produtos locais e orgânicos são ações simples de adotar no dia a dia

Um fato que muitas pessoas ainda não conseguem distinguir é a questão de que a sustentabilidade está diretamente ligada a atividades e ações que visam suprir as necessidades dos seres humanos, por meio do desenvolvimento material e econômico, sem causar danos ao meio ambiente. Os recursos naturais são utilizados com consciência, garantindo que as gerações futuras os tenham sem que as atuais precisem abrir mão deles.

A sustentabilidade não é discutida apenas porque está na moda ou porque é novidade: é uma necessidade. Ainda assim, ela passa despercebida na vida de muita gente. Adotar medidas sustentáveis vai muito além da nobre escolha de proteger o meio ambiente. É porque a sustentabilidade social pode ser, ainda, um meio para a redução dos custos de produção e do valor final dos produtos que utilizamos diariamente.

Ao mesmo tempo em que os integrantes das cadeias produtivas estão buscando encontrar soluções sustentáveis para o seu negócio, os consumidores estão cada vez mais exigentes. A cada dia, aumenta o número de pessoas conscientes que optam por produtos que garantem a sustentabilidade.

No entanto, assim como empresas, dentro de casa a sustentabilidade também deve ser um fator de extrema importância. Ser sustentável é essencial paraa preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Práticas sustentáveis são ações que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente.

E você, sabe como atitudes e comportamentos podem ajudar o mundo a ser mais sustentável?

Para ajudar com a resposta desta pergunta, o Diário está com a campanha de conscientização Práticas Sustentáveis, realizada em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e Corsan, tem objetivo de incentivar as pessoas a adotarem simples medidas em casa, no trabalho e em outros lugares.

divulgação/Usar sacolas retornáveis e priorizar aquisição de produtos locais e orgânicos são ações simples de adotar no dia a dia

FIQUE POR DENTRO

Simples passos que vão desde evitar o desperdício de água até destinar os resíduos orgânicos e recicláveis de forma correta são temas que já foram abordados nas publicações da ação que iniciou em julho e vai até dezembro deste ano.

Para ficar por dentro de todo o material que é produzido, basta acompanhar as publicações nas diferentes plataformas do Diário (jornal impresso, site, redes sociais, TV Diário, outdoor). Toda a semana, uma página traz alguma importante dica. Além disso, nas redes sociais e no site, é possível conferir os vídeos com algumas instruções bem práticas. No quadro a seguir, veja temas que foram abordados e aproveite para colocar em prática na sua rotina.


DICAS IMPORTANTES

Sugestões na hora de ir às compras:

- Avalie se realmente precisa comprar o produto. Além de economizar, irá gerar menos resíduos;

- Prefira comprar em lojas com práticas socioambientais;

- Menos embalagem é mais sustentável. Compre alimentos fora de bandejas de isopor, copos plásticos ou sacolas. Prefira produtos que podem ser usados, lavados e reutilizados ao invés de serem descartados;

- Troque sacolas plásticas por sacolas retornáveis (ecobags);

- Dê preferência para aquisição de produtos locais;

- Prefira equipamentos com o selo Procel de economia de energia, que garante os níveis de eficiência energética;

Dicas para uma locomoção menos agressiva ao meio ambiente:

- Se a distância for curta, vá a pé. Caminhada é um excelente exercício;

- Adote a bicicleta como meio de transporte. Você se livra de algumas calorias e ainda ajuda a melhorar a qualidade do ar;

- Dê preferência aos transportes coletivos. Menos carros nas ruas diminui a emissão de gases tóxicos e melhora a fluidez do trânsito;

- Aposte nas caronas solidárias. Converse com seus vizinhos, amigos e colegas de trabalho e monte grupos de carona;

- Quando usar o carro é a melhor ou a única solução, faça um planejamento. Sair todo mundo no mesmo horário ou organizar os compromissos mais distantes no mesmo dia para que o carro não precise sair todos os dias da garagem.

Como contribuir com o ecossistema no seu trabalho:

- Desligue a luz e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso;

- Adote a coleta seletiva;

- Evite a impressão desnecessária de materiais;

- Utilize papel de rascunho quando possível;

- Na confecção dos cartões de visita, dê preferência aos que são ecologicamente corretos, feitos de papel reciclável e tintas à base de soja;

- Use canecas ao invés de copos descartáveis;

- Priorize a luz e ventilação naturais.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 

© 2021 NewCo SM - Empresa Jornalistica LTDA


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7188
(55) 3213-7190