Caderno Indústrias

Simmmae atua pela força e capacitação da indústria

Diogo Brondani


A indústria metal mecânica de Santa Maria tem uma grande responsabilidade na economia local, gerando emprego e renda para uma fatia importante de trabalhadores locais. A entidade que atua no sentido de garantir melhores condições aos associados, capacitação aos trabalhadores do setor, bem como coordenar demandas de mão de obra é o Sindicato das Empresas Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Santa Maria (Simmmae). A instituição sindical tem ainda a responsabilidade de colaboração com os poderes públicos e demais associações no sentido de solidariedade profissional, social e de sua subordinação aos interesses nacionais.

Conforme o presidente Julio Kirchhof, a entidade surgiu da necessidade de equiparar interesses das partes patronal e laboral do setor, através de causas trabalhistas e convenções coletivas. No entanto, quando assumiu a direção da entidade, percebeu que poderia ir muito além disso como forma de contribuir para o desenvolvimento do setor.
- Santa Maria tem um potencial enorme e precisamos fazer valer isso. O nosso papel é ajudar as empresas desses segmentos a crescer. Por isso, fundamos o APL (Arranjo Produtivo Local) Metal Centro, também criamos uma central de compras coletivas para melhores preços e prazos, e desenvolvemos uma série de ações que visam fomentar o setor - afirma Kirchhof.
Segundo o presidente, há uma grande preocupação em estar alinhado com atividades de entidades de diferentes esferas, como a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) e a Confederação Nacional da Indústria (CNI).
O sindicato representa mais de 110 empresas locais, no entanto, apenas 20 são realmente associadas e contribuem financeiramente.
- É muito importante que tenhamos mais adesão ao quadro associativo. Se todo mundo contribuir com um pouquinho, fará uma enorme diferença - considera.

veja mais matérias do Caderno Indústrias 

QUALIFICAÇÃO
Um outro papel importante do Simmmae é na intermediação de mão de obra para o setor. Além de divulgar as vagas que constantemente estão em aberto para a área e encaminhar currículos do seu banco de dados às empresas, há também uma preocupação na capacitação dos trabalhadores. Para isso, frequentemente, em parceria com Senai e a Emai, oferta cursos para diferentes profissionais do segmento.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190