Especial Prefeituras

São Vicente do Sul planos de longo prazo para a gestão

Diogo Brondani


No dia 29 de abril, São Vicente do Sul completa 145 anos de emancipação político-administrativa. A cidade, que é referência em educação já que acolhe um campus do Instituto Federal Farroupilha, tem uma população de cerca de 8,5 mil habitantes. A economia local se destaca pela produção agrícola, com o cultivo de arroz e soja, e pecuária.

Para que o município de São Vicente do Sul prospere, a gestão 2021/2024 do poder Executivo acredita que planejamento a longo prazo é o caminho a ser traçado.
- Sabemos que nenhum prefeito consegue estar preparado para os desafios quando assume uma prefeitura. Cada mandato é uma realidade. O segredo é planejamento para que se tenha menos surpresas e reduzir a possibilidade de erros. É desta forma que estamos trabalhando - afirma o prefeito Fernando Pahim, que está pela segunda vez à frente da prefeitura (a primeira foi entre os anos de 2012 e 2016.
Segundo o chefe do Executivo, estão sendo concluídas obras iniciadas ainda em gestões anteriores, além da elaboração de projetos em diferentes áreas.

veja mais reportagens do especial prefeituras

SAÚDE E EDUCAÇÃO
Duas áreas essenciais à comunidade de São Vicente do Sul estão sendo tratadas com prioridades para receber melhorias. Na saúde, além da vacinação dos moradores contra a Covid-19, outras ações são realizadas. Recentemente, uma médica foi contratada para atuar junto do ESF Vila Rica.
- A nossa meta é voltar a ter 100% de cobertura de atenção básica da saúde, como deixamos em 2016, e manter esse serviço com qualidade à população - aponta o prefeito. Na educação, a meta é licitar nova empresa interessada em finalizar a obra de uma creche do programa Proinfância.


DESENVOLVIMENTO

Um dos planos para incentivo é de criar um comitê de desenvolvimento econômico
- É uma medida que servirá para apontar todas as potencialidades do município e, a partir disso, definirmos estratégias de como investir e otimizar essas potencialidades. Tudo sobre o cenário que demandas já existentes e potenciais a serem explorados - considera Pahim.
Conforme o prefeito, o setor que mais contribui para a geração de emprego e renda em São Vicente do Sul é o do agronegócio. Por isso, a ideia é de fomentar áreas correlatas.
- A nossa maior demanda é no agro, mas nada impede que tenhamos indústrias que possam produzir insumos para abastecer o setor essa atividade. Já temos contato com empresas interessadas - revela o prefeito, destacando que o município conta com uma boa localização geográfica.

OUTRAS AÇÕES
Recuperação de estradas do interior, com patrolamento, roçada limpeza de valos e bueiros;
-Melhorias nas ruas e rede de esgoto em diferentes bairros;
-Conserto de veículos da Secretaria Municipal que estavam parados;
-Iluminação da área pública com lâmpadas de LED;
-Reforma do Coreto da praça
-Finalização da construção do pórtico de entrada da cidade;
-Término da obra do campo Alta Bronze;
-Manutenção de espaços públicos.

PARA O FUTURO
Para o chefe do Executivo de São Vicente do Sul, Fernando Pahim, todas as ações de agora são pensando um futuro melhor para a população. Por isso, precisam ser muito bem planejadas.
-Queremos uma São Vicente evoluída no futuro. Para isso, precisamos de uma sequência de planejamento, que todos os governos tenham uma ideologia contínua de trabalho, independente das pessoas que estejam à frente do Executivo.
Não se pode destruir o que os outros fizeram, mas, sim, aproveitar e manter o que deu certo para que as potencialidades de São Vicente sejam aproveitadas e não interrompidas ao longo do caminho - considera o prefeito Pahim.

MAIS DETALHES

  • Localização: Região Central - Caminho das Origens
  • População: 8,7 mil habitantes
  • Matrizes econômicas: agricultura, com destaque para produção de arroz e soja, e pecuária (bovinos e ovinos)
  • Atrativos: Coreto da Praça Central, construído em 1922; Igreja Matriz São Vicente Ferrer; Balneário Passo do Umbú; Cerro do Loreto; Cerro Seio de Moça; Serra de São Miguel; eventos como a Fecobat, o Baile de Kerb's e o Carnavall



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190