Especial Prefeituras

Restinga Sêca tem a saúde e a infraestrutura como prioridades

Diogo Brondani


Desenvolvimento é uma palavra que faz parte da história de Restinga Sêca desde o seu início. Do pequeno povoado que surgiu à beira da estrada de ferro Porto Alegre - Uruguaiana, onde havia a parada da Caixa D'Água, até atualmente, muita coisa mudou. Nos últimos anos, o município ganhou notoriedade pelo potencial turístico do distrito Recanto Maestro, que conta com empreendimentos como hotéis, restaurantes, faculdades, parque termal, indústrias etc. Apesar disso, o município, que tem nas atividades primárias, como agricultura e pecuária, seu principal pilar econômico, já era o destino de turistas que buscam descanso, lazer, sossego e refresco no Balneário das Tunas.

Conforme o prefeito Paulo Salerno, o incentivo ao turismo é muito importante. No entanto, outras áreas têm tido foco prioritário.
- A nossa população merece uma cidade boa para se viver. Por isso, todo nosso planejamento de trabalho segue a linha de trazer melhorias para a comunidade. Temos atuado muito em várias frentes, como infraestrutura, melhorias nas vilas e bairros, na habitação, na saúde, apoio a empreendedores para geração de emprego e renda - destaca o prefeito.

Veja mais reportagens do especial prefeituras


SAÚDE E HABITAÇÃO
Duas áreas que são tratadas como prioridade na gestão do prefeito de Restinga Sêca são saúde e habitação. Segundo Salerno, as iniciativas na saúde vão além da contenção da pandemia.

- Fizemos investimentos e melhorias no Hospital São Francisco, além da criação de novas unidades básicas de saúde, como a unidade Orlando Otto Paul, no residencial Bela Vista - afirma.
Na habitação, o desafio é a busca de recursos para garantir que toda a população tenha acesso à moradia.
- Temos um déficit habitacional na nossa cidade. Porém, estamos trabalhando para que a população de baixa renda tenha acesso à habitação popular - revela.

INFRAESTRUTURA
Para o chefe do Executivo, Paulo Salerno, o foco dos trabalhos em infraestrutura é dar continuidade aos projetos que já estão em andamento e devem ser concluídos ainda neste ano e em 2022.
- Já temos muitas conquistas nesse sentido, como recursos para a renovação do parque de máquinas do município, com atuação principalmente no interior. Fizemos pavimentações em ruas das vila Felin, São Luiz e Bela Vista. Além disso, o destaque fica por conta da reforma da Estação Férrea, que será um parque,uma opção de lazer e cultura para a comunidade - destaca o prefeito.

PARA O FUTURO

Prever o futuro não é uma tarefa fácil. Mas trabalhar para construir um futuro promissor para as novas gerações é possível. Para o prefeito, para que isso seja possível, o ponto que deve ser priorizado é a melhoria das condições para geração de emprego e renda, através da criação de mecanismos de incentivo, empreendedores que já atuam poderão crescer e, novos, irão surgir.
- A expectativa é que tenhamos uma condição muito boa no município, com desenvolvimento no turismo, a exemplo dos investimentos do Recanto Maestro, que cada vez mais estão puxando outros investimentos e novas oportunidades.
Acho que Restinga Sêca vai continuar sendo um lugar com boa qualidade de vida, boas condições para criar os filhos e envelhecer de maneira saudável. Uma cidade agradável de se viver com condições de tornar-se um lugar tão bom quanto já é - acredita.


EM NÚMEROS

  • Localização: Região Central - Quarta Colônia
  • População: 15,7 mil habitantes
  • Matrizes econômicas: produção primária, indústria, turismo, comércio e serviços
  • Atrativos: terra onde nasceu o artista Iberê Camargo, Restinga Sêca tem o Balneário das Tunas, a Cruz Luminosa, a Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus, a Estação Férrea e o Recanto Maestro


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190