Especial Prefeituras

Jaguari aposta na captação de empreenderores

Diogo Brondani

 Os projetos dos prefeitos eleitos em 2020 precisaram ter uma readequação por causa da pandemia. Seja para prevenir ou combater o avanço dela. E no município de Jaguari não é diferente. Os principais desafios do prefeito reeleito Roberto Carlos Turchiello (Beto) e do vice, Lucas Cattelan, são reflexo do momento que vivemos.

Conforme o prefeito, a meta é minimizar ou reverter impactos nas áreas mais afetadas: economia e educação.
- Os anos de 2021 e 2022 serão drásticos pelo corte de recursos estaduais e federais. Estamos nos adequando em torno dessa realidade suprimindo algumas políticas públicas. A educação está há quase um ano e meio sem aulas presenciais, o que terá um efeito negativo no conhecimento e aprendizado das crianças.
Na economia, estamos empenhando esforços com incentivo e benefícios atrativos para que novos empreendimentos venham para Jaguari - diz o prefeito.

GERAÇÃO DE EMPREGO
Para o prefeito, as prioridades da sua administração são atividades públicas como serviços, programas e projetos.
- Nesse primeiro ano do segundo mandato, o foco é a geração de emprego e renda através do incentivo a investimentos na indústria, com captação de novas empresas e parcerias a criação de um micro distrito industrial. E já está dando certo. Uma empresa de exportação de mel, que vai gerar empregos, se instalará, e mais duas ou três estão em tratativas. Temos também um projeto no setor couro calçadista - destaca o prefeito Turchiello.
Há, ainda, um programa de fomento à agricultura familiar, que tem entre os objetivos a organização do setor produtivo de cachaça artesanal e outras ações que possam preservar a permanência no meio rural.

veja mais reportagens do especial prefeituras
EDUCAÇÃO

A educação oferecida em Jaguari integra um projeto macro desenvolvido desde 2009. Conforme o vice-prefeito, a iniciativa trata da remodelação das estruturas escolares em diferentes níveis.
- Um grande marco da gestão foi a elevação da área do Instituto Federal Farroupilha (IFF) de polo para campus Jaguari, passando a oferecer graduação e mestrado. A iniciativa contou com articulação da prefeitura.
Além disso, com um investimento de R$ 5 milhões, criamos duas novas escolas que atendem 90% dos nossos alunos, bem como realizamos a reforma de outras unidades de ensino - destaca Cattelan.

TURISMO
Jaguari integra a rota do Caminho das Origens, que compreende um conjunto de roteiros e lugares para visitação em municípios vizinhos recheados de atrativos turísticos, belezas naturais, gastronomia e eventos (o mais famoso é o Carnaval de Jaguari). Nesse sentido, o prefeito entende a importância de melhorias e investimentos nesse setor.
- Queremos trabalhar em conjunto do Consórcio do Caminho das Origens, a nível regional, pois entendemos que isso é mais uma outra de renda para a comunidade. Espero que, nos próximos anos, já tenhamos uma base na economia dentro do turismo local - considera o chefe do Executivo.


OUTRAS METAS
Previsão de melhorias nas áreas:
- Cuidado com idosos, através da criação do Centro Dia para atendimento aos idosos;
- Melhorias na saúde básica, com expansão das áreas atendidas;
- Busca por recursos federais para financiamento de programas de saúde pública;
- Investimento em programas habitacionais a pessoas de baixa renda;
- Continuidade em obras de infraestrutura, como pavimentação e asfaltamento (já foram investidos mais de R$ 4 milhões).

PARA O FUTURO
Para o prefeito Roberto Carlos Turchiello, a expectativa para o futuro é que, daqui a 50 anos, Jaguari seja uma referência em ensino.
- Penso em uma transformação na educação, no aluno, em que sejam trabalhadas alternativas de conhecimento, principalmente no que se trata de ferramentas digitais. Essa evolução que já estamos trabalhando hoje vai refletir na qualificação das pessoas que estarão aqui daqui a 50 anos. Além disso, é preciso que os estudantes tenham uma formação técnica, que o Ensino Médio já ofereça qualificação sendo orientados sobre quais áreas podem seguir. Vejo a transformação do Ensino Médio em Ensino Técnico como alternativa que contribuirá muito na capacitação daqueles que não têm oportunidade de cursar uma faculdade - projeta o prefeito.

MAIS DETALHES

  • Localização: Região Central - Caminho das Origens
  • População: 11,5 mil habitantes
  • Matrizes econômicas: agricultura, pequenas indústrias, comércio e serviços
  • Atrativos: Balneário Fernando Schiling, Cerro do Obelisco, Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Gruta Nossa Senhora de Lourdes de Fontana Freda, Clube Capejar, Reserva Cerro Chapadão, Rota Nostra Colônia, Feicoagro, Carnaval de Rua de Jaguari etc.



fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190