Especial Prefeituras

Dona Francisca atua para construir um novo tempo

Diogo Brondani


 O município de Dona Francisca integra a Quarta Colônia da Imigração italiana. Com cerca de 3 mil habitantes, tem um grande potencial turístico a ser explorado, como suas belezas naturais, gastronômicas, religiosas e culturais. Buscando desenvolvimento da cidade e da região como um todo, a atual administração municipal realiza ações em diferentes áreas. Para que isso ocorra, o prefeito Olavo José Cassol considera como principal meta do seu mandato promover mais oportunidades e geração de renda com a valorização das potencialidades locais. Veja mais reportagens de prefeituras 

veja mais matérias do caderno prefeituras

- Busco devolver a credibilidade, a confiança do poder público perante a população e fornecedores através de um trabalho sério, honesto, responsável e transparente - diz o prefeito.
O chefe do Executivo destaca que o primeiro passo foi a reorganização de dados e pessoal do efetivo do ambiente municipal para um rigoroso controle de gastos, contratações de serviços e gestão, viabilizando a economia para futuros investimentos.
- Encontramos equipamentos eletrônicos e de informática de uso diário com todas as informações dos anos anteriores deletadas, gerando à administração pública municipal prejuízos e problemas que ainda, depois de 100 dias, estamos tentando solucionar. As notas fiscais de gastos do ano passado ainda em aberto estão ocasionando descrença dos fornecedores em continuar prestando serviços à prefeitura - exemplifica o prefeito.
No entanto, apesar desses inconvenientes, o mandatário do município de Dona Francisca tem muitos projetos para diferentes áreas que visam atender a população.

INFRAESTRUTURA
A atual administração municipal trabalha na recuperação, alargamento e colocação de tubos nas estradas do interior (foto).

- O objetivo é proporcionar aos produtores condições mínimas de escoar a sua produção. Estamos analisando a solução para os problemas de saneamento básico e água potável junto às nossas comunidades rurais.
No perímetro urbano, a atuação é na limpeza de parques e praças, melhorias de acesso às calçadas, conserto na pavimentação de ruas e aquisição de novas lixeiras. Há previsão de compra de uma escavadeira hidráulica e uma roçadeira, através de emendas parlamentares. para atender as demandas das secretarias de Obras e Urbanismo e de Agricultura e Meio Ambiente.

EMPREGOS
Com pensamento focado no desenvolvimento da cidade e na região, a prefeitura está elaborando um projeto de lei para incentivo econômico e apoio a toda forma de empreendedorismo que possa gerar emprego e renda no município.

- Dona Francisca integra a Quarta Colônia, onde cada município tem suas especificidades e particularidades na cultura, na história. Por isso, trabalhamos visualizando a oportunidade de junto aos demais municípios, obtermos o reconhecimento mundial de Geoparque Quarta Colônia Unesco, o que refletirá em muitos benefícios econômicos - projeta Olavo Cassol.

PARA O FUTURO
A missão que o prefeito Olavo Cassol tem nas mãos é de ajudar a construir uma Dona Francisca melhor, preparando para as futuras gerações. Segundo ele, enquanto gestor, tem a responsabilidade de se preparar e se qualificar para novas perspectivas de crescimento, desenvolvimento e geração de renda.

- Devemos dar continuidade ao que for positivo e mudar ou buscar novas alternativas ao que consideramos negativo nas administrações anteriores. Acredito nas pessoas de bem que aqui estão, no empenho, na dedicação, no trabalho de todos em prol de um bem maior que é o crescimento de nosso município - finaliza.

SAÚDE
O trabalho busca garantir uma saúde pública de qualidade com atendimento médico 24 horas; farmacêutica 40 horas e medicamentos da Farmácia Básica, bem como a compra já realizada de uma ambulância nova para o município.
- Estamos unindo forças e buscando recursos junto a parlamentares para a reabertura do Hospital de Caridade Rainha dos Apóstolos para atendimento emergencial - conta o prefeito.

EDUCAÇÃO
Segundo o prefeito Olavo Cassol, as escolas do município estão preparadas para volta às aulas presenciais, observando todos os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus, quando for permitido. Enquanto isso, o ensino segue de forma remota.

- Proporcionamos um curso de formação aos professores, através de Seminário Sesc da Educação, chamado 'Fazeres e Saberes Possíveis'. Além disso, contamos com uma nutricionista que organizou a entrega de um kit alimentação aos alunos integrantes do bolsa-família, desde o início do ano letivo, o qual contribui para a alimentação equilibrada das crianças - explica Cassol.

ASSISTÊNCIA E CULTURA
A Secretaria de Assistência Social está em processo de licitação para compra de material de construção para reformas de moradias. Também atua na assistência básica às famílias em vulnerabilidade social, com suporte do CRAS, fornecimento de roupas, enxovais para gestante e cestas básicas.

Na área da Cultura, Desporto, Turismo Indústria, Comércio e Serviços os principais movimentos são a revitalização do Colégio São Carlos, o qual já conta com projeto arquitetônico que permite a busca de recursos junto ao Ministério da Cultura e demais parcerias para sua concretização. A prefeitura tem planos, ainda, de revitalização dos pontos turístico, espaços culturais, esportivos e de lazer.

MAIS DETALHES

  • Localização: Região Central - Quarta Colônia Localização: Região Central - Quarta Colônia
  • População: 3 mil habitantes
  • Matrizes econômicas: agricultura, principalmente cultivo de arroz
  • Atrativos: tobogã e teleférico, praça Padre José Iop, Furna do Morcego, Cascata Segatto, monumento à Nossa Senhora dos Navegantes, Parque Histórico Obaldino Benjamin, Igreja Matriz São José, Morro Santo Antônio, Monumento Coroinha Adílio Daronch, Porto do Rio Jacuí etc.


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190