Caderno Indústrias

Agrimec é sinônimo de tradição em agricultura mecanizada de ponta

Diogo Brondani


 A indústria metalmecânica de Santa Maria voltada para o agro vem se tornando exponencial. Precursora com algumas empresas fabricantes que iniciaram suas atividades na década de 70 e remanescente no negócio, a Agrimec comemora neste 27 de maio, 47 anos de fundação.

Falar como tudo começou é falar de empreendedorismo. Desde o primeiro protótipo desenvolvido pela empresa, uma Capinadeira Rotativa de Lâminas Helicoidais, a visão sempre foi trazer para a lavoura as inovações vindas da agricultura mecanizada. Apostando neste projeto, Odilo Pedro Marion (ao centro na foto menor), que na época era diretor administrativo na antiga Fundação Estadual de Ciência e Tecnologia (Cientec), largou o emprego inaugurando, junto de três sócios, uma fábrica de implementos agrícolas.
Assim, com início promissor, a empresa vislumbrava crescer no mercado, através da capinadeira Rotacarp, já que resolvia o problema causado pela infestação dos inços, controlando as ervas daninhas que infestavam as lavouras da soja. Tudo ia bem até a chegada do herbicida ao mercado, produto químico que suplantaria a capina mecânica. Diante da falta de demanda para a Rotacarp veio a crise.
Marion, que além de administrador é um engenheiro autodidata, apostou na empresa e soube encontrar novos horizontes. O caminho natural foi fabricar implementos para uma cultura bem-adaptada ao solo de várzea nos pampas gaúchos: o arroz irrigado. Com o passar do tempo, a Agrimec criou uma linha completa de produtos para atender este segmento. E assim, a pequena empresa se transformou na maior fabricante de implementos para a orizicultura da América Latina.
Com expertise na produção de implementos, a Agrimec passou a atender clientes de terras altas com destaque para a cana-de-açúcar, café, milho, soja e orgânicos. Um novo salto foi dado quando a marca intensificou sua participação nas feiras e rodadas de negócios, ao perceber a expansão das áreas plantadas no país e sua consequente produtividade.
- Acompanhamos estas mudanças de maneira estratégica, direcionamos nossos esforços no desenvolvimento de implementos multifuncionais e de grande porte capazes de acompanhar a evolução do campo. Fatores incontroláveis e imprevisíveis por diversas vezes influenciaram a trajetória da Agrimec, porém, sempre buscamos responder com criatividade e agilidade - conta Marion.
A empresa se consolidou pelo foco em produzir produtos tecnicamente inovadores, desenvolvidos em pleno trabalho de campo, porém de simples operação, funcionais e robustos. Sempre tendo o comprometimento com seus clientes, principalmente no serviço de pós-venda, prestando assistência a qualquer hora e sempre que necessário ao produtor.

veja mais matérias do Caderno Indústrias

LINHA DE PRODUTOS
Atualmente, a Agrimec fabrica 28 produtos e mais de 126 modelos diferentes. A empresa atende todos os estados do Brasil e exporta para mais 31 países pelo mundo, oferecendo soluções de alta performance do plantio ao pós-colheita. A expansão internacional se intensificou a partir dos anos 2000, com importantes mercados conquistados, entre eles, o sudeste asiático e o continente americano como um todo, incluindo, os Estados Unidos.
A Agrimec está localizada na Avenida Pedro Cezar Saccol, no Parque Industrial de Santa Maria, com o compromisso irrevogável de ser para o agricultor uma empresa parceira, que investe em tecnologia de ponta e inova para resolver os dilemas do campo através de produtos e serviços com DNA próprio.
- Entendemos do campo, porque estamos no campo - afirma Marion.
Trabalhando no presente, mas com o olhar no futuro, a Agrimec permanece aprimorando seus produtos para que, além de suas fronteiras, o produtor rural possa obter da terra os melhores resultados.

SAIBA MAIS

  • Endereço: Av. Pedro Cezar Saccol, Parque Industrial
  • Telefone: (55) 3222-7710
  • Site: www.agrimec.com.br
  • Redes sociais: @agrimec


fale conosco

redação
[email protected]
(55) 3213-7100
(55) 99136-2472
(WhatsApp)
Endereço
Faixa Nova de Camobi, 4.975, Bairro Camobi, CEP 97105-030, Santa Maria - RS

redes sociais
facebook
instagram
twitter
youtube

 


para assinar
(55) 3213-7272
diariosm.com.br/assinaturas

central do assinante
(55) 3213-7272
(55) 99139-5223
(WhatsApp, apenas falhas de entrega)
[email protected]
[email protected]
chat

para anunciar
(55) 3213-7187
(55) 3213-7190