Práticas Sustentáveis

Sustembio: uma nova fase para transformar o presente e projetar o futuro

Com nova sede no coração do Calçadão de Santa Maria, a Sustembio Engenharia e Meio Ambiente inicia 2025 vivendo um novo momento. A mudança para o endereço na Rua Salvador Isaia, 1259, sala 904, marca mais do que um reposicionamento físico: simboliza o fortalecimento de uma empresa que tem se reinventado para atender às demandas ambientais com excelência, estratégia e propósito.

Bruna Cassol, Diretora Executiva da SustembioDivulgação / Arquivo Pessoal

Referência regional em licenciamento ambiental, gestão de resíduos, consultoria técnica e educação ambiental, a Sustembio atua hoje como parceira direta dos municípios de Mata, Toropi e Nova Palma, além de empresas de todos os portes que buscam crescer com responsabilidade. Com uma equipe multidisciplinar e atendimento técnico personalizado, a empresa tem implementado soluções que aliam legalidade, sustentabilidade e inovação.

A nova fase da Sustembio vem acompanhada da padronização de processos, melhoria na gestão de projetos e investimentos em tecnologia e formação contínua. Essas mudanças visam ampliar a eficiência dos serviços prestados e oferecer aos clientes um suporte completo em suas obrigações ambientais — transformando burocracia em oportunidade.

Conforme a Diretora Executiva da empresa, a engenheira civil Bruna Cassol, algumas ações são fundamentais para que as empresas se mantenham competitivas e alinhadas às exigências ambientais.

- Em um mundo onde a sustentabilidade está cada vez mais em evidência, a reciclagem, por exemplo, deixou de ser uma opção e se tornou uma necessidade. Implementar práticas de reciclagem não apenas reduz o impacto ambiental, mas também traz vantagens econômicas e fortalece a imagem corporativa”, destacou Bruna.

Nessa linha, a Sustembio oferece uma gama de serviços que auxiliam, tanto órgãos públicos quanto empresas privadas, a darem atenção a detalhes desse mundo sustentável. Especializada em consultoria ambiental, a Sustembio oferece um portfólio completo de serviços, que inclui licenciamento ambiental, elaboração de Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), consultorias técnicas e projetos voltados à educação ambiental. O objetivo é não apenas garantir conformidade legal, mas também promover uma verdadeira mudança de cultura nas organizações.

Outro ponto de atenção salientado por Bruna, é o processo de licenciamento ambiental. Segundo ela, algumas empresas o veem como um entrave burocrático. Porém, se bem implementado, atua como aliado no crescimento da empresa.

“Mais do que uma exigência legal, o licenciamento ambiental deve ser encarado como uma ferramenta estratégica para o crescimento sustentável das empresas. Quando conduzido com planejamento e apoio técnico qualificado, ele não só previne multas e embargos, mas também garante segurança jurídica e demonstra o compromisso da empresa com a responsabilidade socioambiental. Isso fortalece a reputação da marca, atrai investidores, abre acesso a incentivos fiscais e coloca o negócio em destaque em um mercado cada vez mais exigente e atento às práticas sustentáveis”, completou Bruna.

Cada vez mais, sustentabilidade e responsabilidade ambiental são fundamentais para empresas que desejam estar alinhadas com o presente e prosperar no futuro.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Encontro com a AGAS traz palestras gratuitas  e jantar de negócios a Santa Maria Anterior

Encontro com a AGAS traz palestras gratuitas e jantar de negócios a Santa Maria

Santa Maria recebe a primeira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo 2025 Próximo

Santa Maria recebe a primeira edição do Rumos da Arquitetura e Urbanismo 2025

publieditorial