Publieditorial

CFC Viacentro é o 1º de Santa Maria com carro 100% elétrico em sua frota

Santa Maria acaba de dar mais um passo em direção à mobilidade sustentável e à inovação no ensino de direção. O CFC Viacentro se tornou a primeiro Centro de Formação de Condutores da cidade a incorporar um veículo 100% elétrico à sua frota: o BYD Yuan Pro, um SUV compacto que combina modernidade, tecnologia e zero emissões de poluentes.

A iniciativa, coordenada pela gerente de ensino Karyolli Siqueira reforça o compromisso do Centro de Formação de Condutores com a ecoeficiência e a formação de condutores mais conscientes. O BYD Yuan Pro foi escolhido por seu desempenho, segurança e baixo impacto ambiental, características essenciais para quem busca aprender a dirigir de forma sustentável.

O carro foi adquirido junto ao Grupo IESA BYD. “Esse é o primeiro passo para uma grande parceria, além de ser o pioneiro na região nesse movimento como inovador e de visão estratégica para o futuro”, afirma Ordani Cézar Lemes, gerente comercial – Grupo IESA BYD.

Por que um carro elétrico?

​A adoção do veículo elétrico vai além da redução de emissões. O BYD Yuan Pro oferece uma experiência de direção diferenciada, com tecnologia avançada que inclui:

  • Motor silencioso, que proporciona um ambiente mais tranquilo para aulas práticas, reduzindo a ansiedade de alunos iniciantes;
  • Resposta rápida de aceleração, ideal para exercícios de controle e precisão;
  • Sistema de frenagem regenerativa, que aumenta a eficiência energética e ensina técnicas de direção suave;
  • Autonomia de até 400 km, garantindo que as aulas não sejam interrompidas por recargas frequentes.

A novidade também integra um programa especial voltado a motoristas que já possuem CNH, mas desejam aprimorar suas habilidades ou superar desafios como medo de dirigir, direção em grandes cidades ou adaptação a novas tecnologias. As aulas são personalizadas, com instrutores especializados em condução elétrica e técnicas defensivas.

Vantagens aos alunos

Além da contribuição ambiental, os alunos ganham familiaridade com uma tendência global: a transição para a eletromobilidade. A experiência com o BYD Yuan Pro prepara condutores para o futuro, ensinando desde o manejo de recargas até o aproveitamento dos recursos tecnológicos do veículo.

Com essa iniciativa, o CFC Viacentro consolida sua posição como referência em inovação e responsabilidade socioambiental, mostrando que é possível aliar educação no trânsito à preservação do meio ambiente.

Como é na prática?

Após a contratação, o aluno passa por uma avaliação individual que identifica suas principais dificuldades ao volante. Com esses dados, é criado um plano de aulas sob medida, focando exatamente no que cada condutor precisa desenvolver para ganhar segurança e habilidade. “Cada aula é pensada para superar desafios específicos”, explica Rodimar Agnol, diretor geral.

Pra quem é?

  • Quem tem dificuldade em trânsito intenso ou rodovias
  • Condutores com insegurança ao volante
  • Quem deseja melhorar manobras (baliza, estacionamento)
  • As aulas são ministradas por instrutores especializados, com rotas personalizadas

Destaques do BYD Yuan Pro

  • ​Autonomia de até 400 km
  • Frenagem regenerativa
  • Câmera de ré e controle de estabilidade
  • Sustentabilidade e energia limpa

Contatos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

IORT lidera inovação em cirurgia robótica ortopédica em Santa Maria Anterior

IORT lidera inovação em cirurgia robótica ortopédica em Santa Maria

Faltam 10 dias para a Feijoada Solidária do Diário Próximo

Faltam 10 dias para a Feijoada Solidária do Diário

publieditorial