
Em Dilermando de Aguiar, crianças em situação de vulnerabilidade social estão participando do projeto Guardiões da Natureza. O objetivo da iniciativa é trazer para a realidade local temas relacionados ao meio ambiente, como o descarte correto do lixo, a importância da água, a proteção dos animais domésticos, e a preservação da fauna e da flora.
Atualmente, 20 crianças, entre seis e 11 anos, comparecem em encontros locais de educação ambiental, e em atividades no campo para fazer o reconhecimento da fauna nativa do município com o auxílio de câmeras e binóculos.
– Dilermando de Aguiar possui um patrimônio natural de grande expressão, tendo sido registradas, por exemplo, mais de 300 espécies de aves silvestres dentro do território municipal. É preciso que as novas gerações e a população em geral tenham conhecimento de tudo isso para que possam atuar na preservação e que possamos manter ou até mesmo ampliar essa biodiversidade que está tão perto de todos nós – relata Thiago Weigert, técnico agrícola e coordenador do projeto.
Leia também
- Pet terapia alegra e desenvolve crianças atendidas pela Apae de Santa Maria
- Em Santa Maria, aumenta a percepção de crianças em situação de trabalho infantil
Além disso, a atividade, que é promovida pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, permite que as crianças se envolvam em outras ações promovidas em Dilermando de Aguiar. No início de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, por exemplo, os participantes do projeto entregaram placas de proteção ambiental para proprietários de áreas municipais com grande relevância ambiental.