O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Danilo Dupas, pediu demissão do cargo alegando motivos pessoais. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (27) pelo ministro da Educação, Victor Godoy, por meio do Twitter. Segundo ele, Carlos Moreno, servidor de carreira, assumirá o comando do instituto. Dupas estava à frente do instituto desde fevereiro de 2021.
Anuncio ainda que a saída do atual presidente Danilo Dupas ocorreu por motivos pessoais e a pedido. Agradeço por todo o trabalho realizado nesse período, que trouxe avanços importantes para a Autarquia.
— Victor Godoy (@victorv_godoy) July 27, 2022
Conforme o Ministério da Educação (Mec), o novo presidente do Inep assumirá o cargo a partir de 1º de agosto, respondendo interinamente, de forma a garantir a continuidade de exames e avaliações, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).
Carlos Moreno é servidor de carreira da autarquia há 37 anos, bacharel e mestre em estatística pela Universidade de Brasília e doutorando em educação pela Universidade Católica de Brasília. Já ocupou diversas funções dentro do Inep. Atualmente, era diretor de Estatísticas Educacionais do instituto, cargo que ocupava desde 2010, liderando processos como o Censo da educação.