A coluna Plural deste final de semana traz os textos de Maria Giselma Melo e Diógenes Chaves sobre o tema Bem estar e saúde mental. Os textos da Plural são publicados diariamente na edição impressa do Diário de Santa Maria. A Plural conta com 24 colunistas.
Maria Giselma Melo
Psicóloga Clínica
Tem um vídeo no Youtube com esse título que vale a pena assistir. Neste vídeo, o rapaz de um estacionamento elogia todas as pessoas que passam por lá, que falam para outras, que o procuram para receber elogios, e esse acontecimento vai se propagando até chegar em uma proporção mundial.
Claro que se trata de uma história fictícia, porém, na vida, assim como no vídeo, percebe-se que uma atitude nossa pode contagiar as pessoas que cruzam o nosso caminho, e podemos escolher de que forma queremos contagiá-las. Atualmente, percebemos uma tendência, principalmente em se tratando das relações em redes sociais, nas quais vemos muito mais críticas e julgamentos do que elogios. Na nossa rotina diária, estamos correndo de um lado para o outro, sempre buscando resolver problemas, e, frequentemente, esquecemos de elogiar o trabalho bem-feito ou a ajuda que recebemos de alguém.
Passa despercebido o quanto é gratificante reconhecer e exaltar as pessoas e as coisas boas que existem ao nosso redor. O ato de elogiar sinceramente faz bem para quem recebe, mas também para quem o pratica. Um elogio pode encher o nosso coração de alegria e contribuir para tornar o nosso dia ou o dia de alguém mais feliz. Vale ressaltar que o elogio do qual me refiro precisa ser verdadeiro, aquele que você realmente sente, não uma mera bajulação, mas, sim, o resultado da observação do potencial daqueles que nos cercam.
Muitas vezes, queremos que as pessoas deem o seu melhor, cobramos isso delas constantemente; só que, quando elas fazem algo muito bom, esquecemos de reconhecer este ato. Outro ponto relevante é o impacto que receber um elogio pode ter na autoestima de quem recebe, já que pode ajudar na melhora da autoconfiança, nas relações interpessoais, e, consequentemente, melhorando seus resultados.
O reconhecimento contribui para a cooperação, em qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal. Ao elogiarmos, conseguimos criar um elo, capaz de nos conectar ao outro, fazendo com que criemos empatia por ele e vice-versa. Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, tem uma frase: “Nada inspira e toca mais as pessoas do que palavras de apreciação. Você e eu podemos esquecer logo as palavras de encorajamento e apreciação que pronunciamos agora, mas as pessoas para quem as falamos podem guardá-las como tesouros e repeti-las para si mesmas por toda a vida”.
Por isso, elogie os esforços das pessoas a sua volta, para que, dessa forma, elas se sintam cada vez mais motivadas a continuar entregando o melhor de si, em tudo o que se propuserem a fazer.