
Foto: Paulo Pinto (Agência Brasil)
Avião monomotor caiu na manhã desta sexta-feira na Avenida Marquês de São Vicente e explodiu
Um avião de pequeno porte caiu por volta das 7h20min desta sexta-feira (7) em uma das mais movimentadas avenidas da Barra Funda, na zona oeste de São Paulo. O avião era de propriedade de Márcio Louzada Carpena que, segundo informações de GZH, estava no avião no momento da queda e seria uma das vítimas da tragédia. Ele postou uma foto no story do Instagram em seu perfil há cerca de duas horas, em que mostra o momento que o avião era preparado para voar.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
No momento da queda, um motociclista que passava pela via ficou ferido ao ser atingido por destroços do avião. Uma senhora que estava na calçada também ficou ferida e foi socorrida. Ainda não há informações sobre o estado de saúde deles. Ao tentar pousar no local, ele atingiu ainda um ônibus, que pegou fogo.
Modelo do avião
O modelo do avião é um King Air F90, que tem capacidade para oito pessoas, mas só duas estavam na aeronave, segundo informações dos bombeiros. O segundo dono do avião e amigo de Carpena, Felipe Russovsky, confirmou à colunista Giane Guerra, do jornalismo de GHZ, que os corpos são do advogado Márcio Carpena e do piloto Gustavo Medeiros que segundo em seu perfil no Linkedin, chegou a pilotar pela Azul Linhas Aéreas entre 2011 e 2021.

Um vídeo divulgado pelo site Metrópoles mostra o momento da queda.
➡️ Uma câmera de segurança da Prefeitura de São Paulo registrou o momento em que o avião do modelo King Air F-90 caiu na Avenida Marquês de São Vicente, na Barra Funda, zona oeste da capital paulista, na manhã desta sexta-feira (7/2)
— Metrópoles (@Metropoles) February 7, 2025
Leia: https://t.co/5ZtF3zK10M pic.twitter.com/yNqu9ir9JP
Outro vídeo obtido pela TV Globo mostra outro ângulo da queda na Avenida.
Video de camera de segurança pega o momento da queda do avião King Air na Marques de São Vicente na Barra Funda. Que tragedia, espero que essas imagens ajude a investigação entender o que ocorreu!! pic.twitter.com/SNQf4FWZXw
— Vinicius Tolentino (@flytolentino) February 7, 2025
Explosão na queda
A aeronave saiu do Campo de Marte em São Paulo por volta das 7h15min e tinha como destino Porto Alegre. Segundo testemunhas ao G1, o avião tentou fazer um pouso de emergência na pista da avenida, mas não conseguiu.
Queda irá ser investigada
A polícia vai investigar as causas e eventuais responsabilidades pela queda da aeronave. A Aeronáutica também vai apurar as causas do acidente, segundo o G1. O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, postou em uma rede social que várias equipes estão empenhadas na ocorrência.
Nossas equipes estão empenhadas na ocorrência da queda de um avião bimotor na Av. Marquês de São Vicente, em São Paulo. O Corpo de Bombeiros fez o controle das chamas. Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica também apoiam a ocorrência.
— Guilherme Derrite (@DerriteSP) February 7, 2025