O prefeito de Restinga Sêca, Paulo Salerno (MDB), tomou posse como presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) durante o final da tarde desta terça-feira (21). O ato oficial ocorreu durante o 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul, realizado no Recanto Maestro, distrito de Restinga Sêca.
Depois de 27 anos, a região de cobertura do Diário, volta a ter um presidente da Famurs. A última vez havia sido em 1995, quando Gil Almeida, ex-prefeito de Cacequi, deixou o cargo. Agora, Salerno assume no lugar de Eduardo Bonotto (Progressistas), prefeito de São Borja.
Salerno já havia dado uma entrevista exclusiva ao Diário, na qual aponta suas prioridades para a gestão na Famurs. Durante a cerimônia que contou com grande público e com a participação de políticos e personalidades de todo o Estado, Salerno afirmou que uma das principais pautas que ele defenderá será a inovação nos municípios.
Leia também:
- Plano de Recuperação Fiscal gaúcho foi homologado pelo presidente da República
- “Vamos priorizar a efetivação do funcionamento pleno do nosso Hospital Regional”, afirma futuro presidente da Famurs
- Depois de 27 anos, região volta a ter o presidente da Famurs
– Melhorando as gestões e também inovando no turismo, na geração de oportunidades, procurando discutir territórios, um trabalho conjunto das regiões. E aqui nós temos a questão do Hospital Regional que nós vamos levar para a pauta, seguindo com isso que já é uma pauta da AMCentro.
O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, também participou da cerimônia e elogiou a gestão do prefeito de Restinga Sêca:
– Fruto de um trabalho, de profissionalismo e de muito diálogo. O Paulo tem um diferencial que para mim é fundamental, ele não abre mão das suas convicções mas não mistura as questões políticas com as funções que ele exerce.
O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira (PT), o momento é importante da para a Região Central.
– A região tem que aproveitar essa oportunidade de termos em Santa Maria, o presidente da assembleia, e em Restinga Sêca, o da Famurs. Os municípios precisam se fortalecer diante dessa dificuldade de recursos. Ainda vou conversar com o Paulinho (Salerno) após a posse para dialogarmos alguns temas que possam estar acoplados às lutas da assembleia e dos municípios – disse.
O 40º Congresso de Municípios do Rio Grande do Sul começou nesta terça, vai até quarta-feira (22) e contará com a presença do governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB), e de palestrantes que vão representar o Tribunal de Contas da União (TCU) no RS, secretários estaduais, Matione Sonego (MDB), presidente da AMCENTRO e Prefeito de São João do Polêsine, entre outros candidatos.