Em uma terça-feira chuvosa, músicos da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e bailarinos da Escola de Ballet Ivone Freire e do Projeto Dançando para Educar se apresentaram no hall do Restaurante Universitário (RU) e do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Maria (Husm). A ação faz parte da divulgação do espetáculo “O Lago dos Cisnes”, que acontecerá nesta quinta-feira, dia 24 de junho, no Park Hotel Morotin, às 20h.
Com banda de metais e dois bailarinos, Alice Duarte e Robson da Cruz, representando, respectivamente, o Projeto Dançando para Educar e a Escola de Ballet Ivone Freire, a hora do almoço no RU ficou muito mais emocionante. A bailarina Alice sentiu a emoção da apresentação na pele:
– É muito emocionante, depois de ficar dois anos parada em casa, sem ter público, sem conseguir dançar direito dentro de casa, voltar e conseguir expressar tudo isso é muito bom.
Para o primeiro trompa José Munhoz, o sentimento tem gosto de nostalgia e das lembranças de quando era estudava Música Bacharelado em Trompa na UFSM, curso que o músico concluiu em 2012:
– Vem muita coisa na cabeça da época que nos cursávamos aqui essa correria para o almoço e tal, isso faz parte da nossa realidade de aluno, né, e me sinto muito feliz em poder trabalhar aqui onde eu me formei.
Leia também
- Orquestra Sinfônica de Santa Maria e Ballet Ivone Freire apresentam O Lago dos Cisnes
- De música erudita a MPB, Orquestra Sinfônica estreia a temporada, nesta quinta, junto de Dida Larruscain
- VÍDEO: no aniversário do Husm, orquestra surpreende profissionais da saúde e pacientes
E teve gente escutando música clássica ao vivo pela primeira vez na vida, depois de anos de silêncio, como o estudante de Direito Micael Roan, que ficou surdo em 2001. Ele realizou a cirurgia para recuperar a audição em 2017 e prestigiou a apresentação na frente do RU:
– Eu vi quando eu era criança, com a escola, mas eu perdi a audição com 10 anos de idade. Então, esta é a primeira vez que ouço. É um mundo novo que eu vou descobrindo. Já faz 5 anos que eu fiz a cirurgia para voltar a ouvir e, a cada dia, tem novas descobertas como essa. É muito bom, não dá para descrever.

O Lago dos Cisnes
O espetáculo conta a história da princesa Odette, transformada em cisne branco pelo feiticeiro Rothbart, do apaixonado príncipe Siegfried, e de Odile, personagem conhecida como cisne negro, todos representados por bailarinos. A obra é dividida em quatro atos e, na apresentação no Park Hotel Morotin, três deles serão levados ao palco.

Agende-se:
Concerto Ballet O Lago dos Cisnes
- Onde: Park Hotel Morotin, BR-287, 1981 – Camobi, Santa Maria
- Data e horário: 23 de junho de 2022, às 20 horas
- Valor: Ingresso Solidário R$20,00 + 1kg de alimento. Estudante R$20,00.