
Foto: Samuel Marques (Prefeitura de Santa Maria)
O município de Santa Maria irá ampliar a vacinação contra a gripe para todo o público a partir deste sábado (17). Desde o início da vacinação, em abril, mais de 30 mil doses foram aplicadas para os grupos prioritários, principalmente idosos, crianças e gestantes.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
De acordo com o secretário de Saúde, Guilherme Ribas, a Prefeitura realizou um movimento de antecipação desta cobertura em geral, junto ao Governo do Estado, para ampliar a imunização e, assim, proteger as pessoas.
– Serão mais de 2 mil doses direcionadas para esta primeira ação no sábado. Caso precisar, teremos reforço quantitativo. Nossa meta é atingir o máximo de pessoas e, então, evitar que a gripe cause complicações – reforça o secretário.
Neste ano, o Programa Nacional de Imunização (PNI), elencou como população-alvo de Santa Maria 79 mil pessoas, entre idosos, crianças e gestantes, para fins de cobertura vacinal. Os demais grupos seguem como prioritários, porém o cálculo geral é feito a partir dos três elencados acima.
Segundo a enfermeira superintendente da Vigilância em Saúde, Cecília Pedro, 20% deste público-alvo foi alcançado até agora.
– Ao contarmos idosos, crianças e gestantes, 17 mil pessoas foram imunizadas contra a gripe. Por isso, reforçamos o pedido para que a população dirija-se às unidades de saúde do Município e tome a vacina contra a influenza – explica Cecília.
A partir da próxima segunda-feira (19), a imunização contra a gripe para o público em geral segue nas unidades de saúde do Município, conforme dias e horários das salas de vacinação.
Além da vacinação contra a gripe, será realizada a vacina contra o HPV para jovens de 15 a 19 anos que ainda não tomaram essa vacina.
O que levar?
- Cartão de vacina
- CPF
- Cartão do SUS (se tiver)
*Com informações de prefeitura de Santa Maria
Leia mais