imunização

Vacinação contra a gripe deverá ser retomada no final da semana em Santa Maria

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

ATUALIZADA: matéria atualizada às 16h13min em 20 de abril de 2020

A Secretaria Estadual da Saúde destinou 17 mil doses da vacina contra a gripe para a Região Central na sexta remessa do material. A estimativa é que Santa Maria receba cerca de 9 mil doses.  A distribuição para os municípios da região ocorre a partir de quarta-feira.

Ministério da Saúde sinaliza ampliar exames rápidos para trabalhadores

As doses serão utilizadas na continuidade da segunda etapa de vacinação, que, de acordo com a prefeitura, deve recomeçar entre quinta e sexta-feira na cidade. O público-alvo desta fase é composto por doentes crônicos, pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários, além de indígenas e jovens e adolescentes de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas. Além disso, idosos e profissionais de saúde que ainda não se imunizaram também podem se vacinar.

A campanha deve seguir nas unidades de saúde e nos distritos, mas o esquema de vacinação só será definido e divulgado após a chegada das doses, conforme a prefeitura. 

Em Santa Maria, a segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza (A-H1N1, A-H3N2 e Influenza B) começou na semana passada, com 8,3 mil doses aplicadas em funcionários do transporte público, caminhoneiros e em 12 Unidades Básicas de Saúde para os demais integrantes do público-alvo. Na sexta-feira, a alta procura pela imunização gerou filas em frente aos pontos de vacinação. Nesta segunda, a imunização seguiu para profissionais da segurança e para pessoas que estão acamadas.

Quais os cuidados necessários para proteger os animais do novo coronavírus

Até agora, 42.082 pessoas foram vacinadas. Na primeira etapa, foram imunizados na cidade mais de 30,4 mil idosos - 83,9% do total estimado - e 10,1 mil profissionais de saúde - 70% da estimativa total. Desde o início da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, o município já recebeu, até a semana passada, 58,7 mil doses da vacina.

* colaboraram Felipe Backes e Victoria Debortoli

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Quais os cuidados necessários para proteger os animais do novo coronavírus

Próximo

VIDEO: academia disponibiliza videoaulas para pais e filhos durante isolamento social

Saúde