As mortes em decorrência da Covid-19 em Santa Maria tiveram um salto exponencial em março. Conforme o Observatório de Informações da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), já são 80 óbitos neste mês, recorde absoluto mensal - em fevereiro foram 53 vidas perdidas para o coronavírus na cidade. Na noite de sábado, a prefeitura municipal confirmou a morte de mais cinco pessoas. Com isso, o município chega a 335 mortes de moradores de Santa Maria.
Tribunal de Justiça suspende liminar e sistema de cogestão poderá ser adotado nesta segunda-feira
De acordo com o boletim, dois óbitos aconteceram no dia 19 de março: uma mulher de 85 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e diabetes, no Hospital de Caridade Dr. Astrogildo de Azevedo; e um homem de 80 anos, com registro de doença hepática crônica e doença neurológica crônica, no Hospital Casa de Saúde.
VÍDEO: sobrevidas em ruído e silêncio, a rotina na maior CTI Covid da região central do Estado
No dia 18 de março, uma mulher de 86 anos, com registro de doença cardiovascular crônica e obesidade, também não resistiu à Covid-19 e morreu no Hospital de Caridade. Os outros dois óbitos, de uma mulher de 78 anos com registro de asma e hipertensão arterial sistêmica e de um homem de 80 anos com registro de doença cardiovascular e doença neurológica crônica ocorreram no dia 17 de fevereiro e e 8 de março, respectivamente. A mulher morreu no Hospital Unimed de Caxias do Sul e o homem no Centro de Atendimento e Diagnósticos.
BOLETIM EPIDEMIOLÓGICO
Conforme a prefeitura de Santa Maria, são 22.395 casos confirmados de Covid-19, sendo que 16.593 são considerados recuperados.