data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Segundo dados da Secretaria Estadual da Saúde (SES), 14,5% da população adulta de Santa Maria ainda não tomou nenhuma dose da vacina contra a Covid-19. Ainda de acordo com a SES, 71,5% da população adulta, o correspondente a 157.890 pessoas, está com o esquema vacinal completo - o que significa que tomaram duas doses ou uma vacina de dose única. A Secretaria também informou que dos 62.726 santa-marienses com menos de 18 anos, 14.698 tomaram pelo menos a primeira dose e 678 já receberam a segunda dose.
Esses dados foram disponibilizadas pela SES a partir desta quinta-feira no vacinômetro estadual, que passou a incluir a porcentagem da população adulta e da população geral que receberam a vacina contra Covid-19, bem como dados sobre quantas e quais doses foram aplicadas. O número de pessoas vacinadas e que moram na cidade pode ser ainda maior conforme dados mais atualizados da prefeitura (veja abaixo).
Essas novas informações indicam que 71,3% da população total da cidade já tomou a primeira dose e que 55,9% completaram a imunização. Residentes de Santa Maria que se vacinaram em outras cidades gaúchas estão contabilizados nos dados santa-marienses, e não da cidade onde recebeu a dose. Por exemplo, se um morador de Santa Maria se vacinou em Agudo, ele entra no número de imunizados de Santa Maria, e não da cidade vizinha.
No coração do Rio Grande do Sul, foram aplicadas 405.823 doses de vacina, sendo 217.802 de primeira dose, 167.424 para a segunda, 7.091 de dose única e 13.506 doses de reforço. Também foram vacinados 67.559 residentes de outra cidade.
FLEXIBILIZAÇÃO DAS REGRAS
Segundo o Governo do Estado, será publicado nesta sexta-feira um decreto que altera as restrições sanitária e remove as restrições de público em estabelecimentos. Alguns protocolos já bem conhecidos, como o uso de máscaras, disponibilização de álcool em gel e apresentação de comprovante vacinal para eventos e atividades de maior risco ou aglomeração seguem obrigatórios.
A novidade, entretanto, é que para municípios gaúchos que tenham atingido 90% da população adulta com o esquema vacinal completo essas obrigações passam a ser recomendações, ou seja, são opcionais. 236 cidades já alcançaram essa marca no Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, segundo a SES, apenas 71,5% das pessoas com 18 anos ou mais estão com a imunização total. Ou seja, a exigência de passaporte vacinal em atividades e serviços permanece obrigatória por enquanto.
Procurada, a prefeitura de Santa Maria disse que se manifestará sobre o decreto somente após a publicação.
DIFERENÇA NOS VACINÔMETROS
Santa Maria conta com um vacinômetro próprio, mantido pela prefeitura. Entre ele e o contador estadual, existem algumas discrepâncias nos dados. Por exemplo, o santa-mariense indica que foram aplicadas 182.203 segundas doses na cidade, enquanto o estadual aponta que foram 167.424. Em contrapartida, os dados da prefeitura apontam que foram aplicadas 6.860 doses únicas, enquanto o governo estadual afirma que foram 5.669.
Existem algumas explicações para essas diferenças. O fato de que o estado contabiliza as vacinas por residentes, e não por aplicações realizadas no município, é um fator. Se Santa Maria vacina um residente de Santiago com dose única, por exemplo, ela entra no contador municipal, mas não no estadual.