Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
O Laboratório de Avaliação e Clínica Cognitiva (LACCog) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) criou um grupo gratuito para crianças de 8 a 12 anos que tenham diagnóstico prévio de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Na iniciativa, está prevista a realização de brincadeiras e jogos que estimulam as funções executivas, além de tentar facilitar e tornar mais atraentes as atividades do cotidiano, conferindo pontos para os deveres e rotinas que as crianças com transtorno têm dificuldade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O que é necessário para participar?
Para o projeto, devem ser selecionados de 10 a 15 participantes. Os pais e as crianças devem ter disponibilidade para participar do grupo nas segundas-feiras, das 17h30 às 18h30, no Campus Sede da UFSM. Além disso, é preciso que o diagnóstico de TDAH seja atestado por médico ou psicólogo. Para participar, preencher o formulário aqui.
O que é TDAH?
TDAH é um transtorno do neurodesenvolvimento que costuma aparecer antes dos 12 anos de idade. Tem como sintomas desatenção, hiperatividade e impulsividade. Acredita-se que entre 8% e 12% das crianças sejam afetadas, podendo apresentar prejuízos escolares, dificuldades na convivência social, perturbação nos momentos de estudo e lazer, alto número de acidentes por distração, entre outras características.
No ano passado, o LACCog ofereceu um grupo para adultos com TDAH, e neste semestre, pela primeira vez, o público-alvo serão crianças, por meio de uma intervenção gamificada.