Novo ministro da Saúde, Padilha quer reduzir tempo de espera em filas para atendimento especializado

Novo ministro da Saúde, Padilha quer reduzir tempo de espera em filas para atendimento especializado

Foto: Rafael Nascimento/MS

Durante a posse, que ocorreu nesta segunda-feira (10) em Brasilia, o novo ministro da Saúde Alexandre Padilha disse que buscará medidas concretas para reduzir o tempo de espera em filas por atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Todos os dias, trabalharei para buscar o maior acesso e o menor tempo de espera para quem precisa de atendimento especializado no nosso país – afirmou Padilha, que anteriormente ocupava o cargo de ministro de Relações Institucionais no atual governo Lula. 

Entre as medidas citadas por Padilha e que podem contribuir para este cenário, está a revisão e modernização da tabela do SUS, que prevê a remuneração de conveniados ao sistema por procedimentos, medicamentos, órteses, próteses e materiais especiais, entre outros serviços prestados. O fortalecimento do SUS; o enfrentamento ao negacionismo na crise sanitária da Covid-19 e fortalecimento de campanhas de vacinação; o combate a doenças tropicais como dengue e malária, a valorização de profissionais da saúde e a adoção de novas tecnologias também foram pontos citados por Padilha.  Embora tenha demonstrado empenho na causa, o ministro reforçou que haverá desafios:

– Não há solução mágica para um gargalo que ultrapassa décadas e que se agravou com a pandemia e o descaso do governo anterior. 

Mudanças

A substituição de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no comando do Ministério da Saúde foi anunciada pelo governo federal, por nota, na noite de 25 de fevereiro. Mais cedo, no mesmo dia, Lula e a até então ministra da Saúde haviam participado de um evento, em Brasília, confirmando a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue

Embora o anúncio tenha sido feito em tal data, a posse oficial do novo ministro só ocorreu nesta segunda-feira (10). Especialista acreditam que a substituição de Nísia Trindade faz parte de uma reforma ministerial para fortalecer o governo Lula. Nos últimos meses, outras pastas também passaram por mudanças.

Quem é Alexandre Padilha?

Nascido em São Paulo, Alexandre Padilha é médico infectologista pela Universidade de São Paulo (USP), PHD em Saúde Pública pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor universitário. Foi deputado federal reeleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de São Paulo. Foi ministro nos governos Lula (2009-2010) e Dilma Rousseff (2011-2014), tendo chefiado as pastas das Relações Institucionais e da Saúde, respectivamente. Também assumiu as mesmas pastas durante a gestão de Fernando Haddad (2015-2016) na Prefeitura de São Paulo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

POR

Arianne Lima

arianne.lima@diariosm.com.br

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2 Anterior

Anvisa aprova primeira insulina semanal para tratar diabetes 1 e 2

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil Próximo

Ministério da Saúde confirma primeiro caso de nova cepa de mpox no Brasil

Saúde