
Foto: Eduardo Ramos (arquivo/Diário)
São Sepé registrou o primeiro caso de dengue em 2025. Trata-se de uma mulher, na faixa etária de 30 a 39 anos. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual da Saúde, que já adicionou o caso no painel de monitoramento.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A reportagem entrou em contato com a Secretaria da Saúde de São Sepé, que emitiu uma nota sobre o assunto. Leia abaixo:
"A paciente procurou o plantão do hospital municipal no dia 6/01, referindo fadiga intensa, fraqueza, dor nos MMII e febre (média de 38°C). Os sintomas iniciaram em 5/01. Foram administradas medicações para alívio dos sintomas e coletados exames laboratoriais. Dia 7/01, a mesma procurou a UBS Centro para avaliação médica referindo mialgia, cefaléia, artralgia, dor retro orbital, petéquias e presença de rash cutâneo. Realizado teste rápido para Dengue com resultado negativo. A médica da unidade prescreveu medicamentos sintomáticos e solicitou sorologia IGM para Dengue.
Em 10/01, a paciente retornou à UBS Centro com resultado de sorologia IGM positiva para dengue, realizada em laboratório da rede privada. A médica solicitou novos exames laboratoriais para monitorar a evolução clínica. Paciente seguiu em monitoramento, evoluindo positivamente, sem nenhuma intercorrência, sendo a última avaliação médica realizada hoje, dia 17/01".
Ainda conforme a pasta, um Plano de Contingência já está em andamento no município, "oferecendo o fluxograma de atendimento à população nas suas unidades de saúde" e "a cada caso positivo é realizado o estudo do perímetro vetorial da residência, a fim de compreender a realidade situacional".
Prevenção e assistência
Entre as ações de assistência à população de São Sepé, a pasta destaca os testes rápidos e a oferta de kits dengue com repelente, paracetamol ou dipirona e soro para reidratação oral para a pessoa com diagnóstico da doença.
Ao Diário, a secretária da Saúde de São Sepé, Sabrina Wegner Schroeder, reforçou que neste momento prezam pela "comunicação e alinhamento das ações entre os usuários e os profissionais de saúde, com o objetivo comum de prevenção, promoção e proteção à saúde da população", sendo que as Vigilâncias Sanitária, Ambiental e Epidemiológica estão atentas ao cenário.
Neste sentido, as orientações sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti também tem ganhado espaço nas redes sociais do município. Veja abaixo:
Cenário
Durante 2024, o São Sepé emitiu 321 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 94 foram confirmados, sendo 91 autóctones (com origem no próprio município). Além disso, 210 casos foram descartados e 17 apresentaram resultado inconclusivo.
Até o momento, São Sepé não registrou óbitos em decorrência da doença.
Estado
Até o momento, o Rio Grande do Sul emitiu 786 notificações em 2025, sendo que 63 casos foram confirmados, 269 descartados e 454 seguem em investigação.
Sintomas de dengue
- Febre alta com duração de dois a sete dias;
- Dor atrás dos olhos;
- Dor de cabeça;
- Dor no corpo e nas articulações;
- Vômito;
- Diarreia;
- Mal-estar geral;
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.
Faça a sua parte
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada;
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas;
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes;
- Mantenha tampados tonéis e barris de água;
- Guarde garrafas de cabeça para baixo;
- Recolha seus resíduos;
- Use repelente;
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina);
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico;