
Foto: Thales Alves/MS
Nísia foi comunicada sobre a demissão ontem após o anúncio da primeira vacina nacional e em dose única contra a dengue
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou na terça-feira (25) a substituição de Nísia Trindade por Alexandre Padilha no comando do Ministério da Saúde. Atualmente, Padilha ocupa o cargo de ministro das Relações Institucionais. A decisão foi detalhada em uma nota encaminhada à imprensa:
"O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião, comunicou a ela a substituição na titularidade da pasta, que passará a ser ocupada pelo atual ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, a partir da posse marcada para a quinta-feira, dia 6 de março. O presidente agradeceu à ministra pelo trabalho e dedicação à frente do ministério”.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A demissão de Nísia ocorreu após Lula e a até então ministra da Saúde anunciarem, em Brasília, a produção em larga escala da primeira vacina 100% nacional e de dose única contra a dengue. Especialista acreditam que a substituição de Nísia Trindade faz parte de uma reforma ministerial para fortalecer o governo Lula. Nos últimos meses, outras pastas passaram por mudanças. Em janeiro deste ano, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, o santa-mariense Paulo Pimenta foi substituído por Sidônio Palmeira.
Quem é Nísia Trindade?
Nascida no Rio de Janeiro, Nísia Veronica Trindade Lima é doutora em Sociologia (1997), mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1989) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1980).
A pesquisadora foi a primeira mulher a chefiar o Ministério da Saúde e a primeira mulher a presidir a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), entre 2017 e 2022, mantendo uma trajetória de conquistas e perdas na luta pelo Sistema Único de Saúde (SUS).