Foto: Renan Mattos (arquivo/Diário)
Os últimos boletins Infogripe divulgados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indicam uma tendência de aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Entre os principais vírus da síndrome, estão a Covid-19, Influenza e Vírus Sincicial Respiratório (VSR).Em 2024, o Rio Grande do Sul, que está entre os Estados monitorados pela instituição, registrou 16.303 hospitalizações por SRAG e 1.377 mortes.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
Conhecida por causar desconforto respiratório e queda no nível de saturação de oxigênio, a Síndrome Respiratória Aguda Grave também impacta nos índices de atendimentos infantis e adultos em unidades de saúde e nas internações hospitalares, que apresentam aumento em determinados períodos do ano. Neste contexto, a situação de Santa Maria chama a atenção. Em 2024, 80 pessoas foram hospitalizadas por conta da SRAG e 16 delas morreram.
Cenário local
Do total de hospitalizações realizadas em 2024 na cidade, 38 foram em decorrência da Covid-19; 14 por Influenza e 12 por VSR. Segundo o painel atualizado pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), pacientes com 80 anos ou mais representam a maior parte dos casos de internação. Em 2024, 16 crianças com menos de 1 ano de idade também foram hospitalizadas por conta da síndrome.
O agravamento dos casos também é monitorado pela Secretaria. De 80 pacientes, 53 (66,25%) precisaram de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ao longo do ano, foram registradas 16 mortes por SRAG, sendo oito de homens e oito mulheres. A faixa etária com mais óbitos foi a de 80 anos ou mais (8 óbitos), seguida pela de 60 a 79 anos (7) e 12 a 19 (1).
Em comparação com 2023, o número de hospitalizações e óbitos por SRAG registrado em Santa Maria é menor. No ano passado, o município contabilizou 109 internações e 29 óbitos, sendo a maior parte em decorrência da Covid-19.
Prevenção
A vacinação contra a Covid-19 e a Influenza continua sendo a melhor solução para mudar o cenário. Os imunizantes são disponibilizados em unidades de saúde com sala de vacinação e em horários específicos. Veja o cronograma aqui
SRAG em Santa Maria
2024
- 80 hospitalizações, sendo 38 por Covid-19; 14 por Influenza e 12 por VSR
- Desse número, 53 casos (66,25%) precisaram de internação em UTI
- Foram registrados 16 óbitos em 2024, sendo 12 por Covid-19 e 4 por Influenza
2023
- 109 hospitalizações, sendo 71 por Covid-19; 1 por Influenza e 17 por VSR
- Desse número, 71 casos (65,14%) precisaram de internação em UTI
- Foram registrados 29 óbitos em 2023, sendo 28 por Covid-19 e 1 por VSR