
Fotos: Beto Albert
Moradores do Bairro Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, têm lidado com um dilema no acesso à saúde nas últimas semanas. Referência para 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Antônio Reis está fechada desde o dia 6 de fevereiro devido a um problema na rede elétrica. Apenas no local, são realizados 1 mil atendimentos mensais, envolvendo desde vacinação até consultas médicas, de enfermagem e odontológica.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Entre as pessoas que buscam auxílio no local, está o alfaiate João Anastácio de Freitas Xavier, 86 anos. Na última última quinta-feira (20), mesmo com o calor extremo, ele fez uma caminhada de 15 minutos até a unidade para retirar uma receita médica e se deparou com as portas fechadas.
– Faz 6 anos que eu venho aqui. Agora, vou ter que procurar outro lugar para conseguir a receita. Todo o mês, preciso retirá-la. Não sei o que vou fazer agora – disse, antes de sair da unidade.
O impacto da suspensão dos atendimentos na UBS Dom Antônio Reis também é sentido por outros usuários, como é o caso de uma mulher de 54 anos, que não quis se identificar. Ao Diário, ela falou sobre a sina para conseguir uma consulta médica, na qual apresentaria exames realizados no final de 2024:
– Em janeiro deste ano, o médico entrou em férias. Então, as consultas só poderiam ser agendadas depois do dia 15 de janeiro. Após a data, agendei a consulta para 10 de fevereiro e no dia, com os exames, fui até a unidade. Para minha surpresa, havia um comunicado sobre a unidade de saúde estar temporariamente fechada. Entrei em contato com a Secretaria de Saúde e recebi a informação de que a equipe entraria em contato para remarcar a consulta. Até agora, estou aguardando. O sentimento é de descaso. Espero que a secretaria de saúde resolva o problema o mais rápido possível.

Secretaria da Saúde busca soluções
Em entrevista ao Diário, o secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, falou sobre a atual situação da UBS Dom Antônio Reis e detalhou o processo realizado pela pasta ao decidir pelo fechamento da unidade:
– Foi feita uma avaliação no dia 5 pelo engenheiro eletricista do município e o diagnóstico foi de sobrecarga. Mesmo desligando os aparelhos de ar-condicionado, a sobrecarga seguia, desativando o disjuntor. Então, tomamos a decisão de fazer uma avaliação mais minuciosa do UBS Dom Antônio Reis. No dia 6, recebemos a equipe na secretaria para fazer um plano de contingência inicial. Neste primeiro momento, ficou definido que a dentista iria para a Policlínica Erasmo Crossetti; uma das vacinadoras iria reforçar a equipe da UBS Ruben Noal, e o restante da equipe seria direcionada para uma área provisória, mas que pudesse dar suporte para a rede até avaliarmos a unidade.
Conforme Ribas, após o diagnóstico, a Secretaria Municipal da Saúde fez uma solicitação para a concessionária Rio Grande Energia (RGE) de mudança da rede monofásica para trifásica, o que deve ocasionar em ajustes na estrutura do prédio. O investimento estimado para o conserto da rede, entre material e a execução da obra, é de cerca de R$ 20 mil.
Enquanto a obra não é realizada, um espaço provisório deve ser montado na Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão, localizada no mesmo bairro. Segundo Ribas, neste momento, a pasta aguarda apenas por uma autorização formal da Secretaria Estadual da Educação.
– Desde o dia 7, estamos em contato com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação e o gabinete da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, na busca por um retorno formal se podemos utilizar ou não a área. Então, eu quero agradecer a escola por ter disponibilizar o espaço que está dentro do território. Estamos aguardando com muita ansiedade, por conta da comunidade, por uma resposta positiva para a solicitação, porque assim daremos continuidade ao atendimento presencial e conseguiremos fazer as melhorias na estrutura que temos hoje, e que é do município. Tenho certeza que, com a reforma da rede elétrica, vamos conseguir dar suporte a população até a mudança para a unidade nova – reforça o secretário.

Uma nova estrutura
Paralelo a todas as ações, a Secretaria Municipal da Saúde pretende construir um novo prédio para a UBS Dom Antônio Reis em um terreno próximo a Escola Municipal de Ensino Integral (Emei) Roberto Antônio Bellinaso.
O projeto inicial ainda pode sofrer alterações, mas a nova unidade deverá ser quase três vezes maior do que a atual, que tem 140 m² e conta com cinco consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de odontologia, dois banheiros, copa, sala de higienização e depósito.
– Estamos tramitando para conseguir, com recursos do PAC, licitar (a obra) até o começo de abril – afirmou Ribas.
Orientação
Com a suspensão dos atendimentos na UBS Dom Antônio Reis, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde para a população é a seguinte:
- Para obter informações sobre consultas e retirada de receitas médicas, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (55) 97400-6490
- Os usuários da unidade que já tinham agendamento na UBS devem aguardar contato da equipe, que irá remarcar os atendimentos
- Serviços de Odontologia foram direcionados a Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Bairro Centro). Já o serviço de vacinação ocorre na UBS Ruben Noal (Avenida Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves)