🔒 exclusivo assinantes

Com unidade de saúde fechada há 19 dias, moradores de bairro de Santa Maria buscam respostas; prefeitura atualiza situação

Com unidade de saúde fechada há 19 dias, moradores de bairro de Santa Maria buscam respostas; prefeitura atualiza situação

Fotos: Beto Albert

Moradores do Bairro Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, têm lidado com um dilema no acesso à saúde nas últimas semanas. Referência para 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), a Unidade Básica de Saúde (UBS) Dom Antônio Reis está fechada desde o dia 6 de fevereiro devido a um problema na rede elétrica. Apenas no local, são realizados 1 mil atendimentos mensais, envolvendo desde vacinação até consultas médicas, de enfermagem e odontológica. 

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

Entre as pessoas que buscam auxílio no local, está o alfaiate João Anastácio de Freitas Xavier, 86 anos. Na última última quinta-feira (20), mesmo com o calor extremo, ele fez uma caminhada de 15 minutos até a unidade para retirar uma receita médica e se deparou com as portas fechadas.

Faz 6 anos que eu venho aqui. Agora, vou ter que procurar outro lugar para conseguir a receita. Todo o mês, preciso retirá-la. Não sei o que vou fazer agora – disse, antes de sair da unidade.

O impacto da suspensão dos atendimentos na UBS Dom Antônio Reis também é sentido por outros usuários, como é o caso de uma mulher de 54 anos, que não quis se identificar. Ao Diário, ela falou sobre a sina para conseguir uma consulta médica, na qual apresentaria exames realizados no final de 2024:

– Em janeiro deste ano, o médico entrou em férias. Então, as consultas só poderiam ser agendadas depois do dia 15 de janeiro. Após a data, agendei a consulta para 10 de fevereiro e no dia, com os exames, fui até a unidade. Para minha surpresa, havia um comunicado sobre a unidade de saúde estar temporariamente fechada. Entrei em contato com a Secretaria de Saúde e recebi a informação de que a equipe entraria em contato para remarcar a consulta. Até agora, estou aguardando. O sentimento é de descaso. Espero que a secretaria de saúde resolva o problema o mais rápido possível. 

Unidade de saúde apresentou sobre sobrecarga na rede elétrica no início do mês e os atendimentos precisaram ser suspensos

Secretaria da Saúde busca soluções

Em entrevista ao Diário, o secretário da Saúde de Santa Maria, Guilherme Ribas, falou sobre a atual situação da UBS Dom Antônio Reis e detalhou o processo realizado pela pasta ao decidir pelo fechamento da unidade: 

Foi feita uma avaliação no dia 5 pelo engenheiro eletricista do município e o diagnóstico foi de sobrecarga. Mesmo desligando os aparelhos de ar-condicionado, a sobrecarga seguia, desativando o disjuntor. Então, tomamos a decisão de fazer uma avaliação mais minuciosa do UBS Dom Antônio Reis. No dia 6, recebemos a equipe na secretaria para fazer um plano de contingência inicial. Neste primeiro momento, ficou definido que a dentista iria para a Policlínica Erasmo Crossetti; uma das vacinadoras iria reforçar a equipe da UBS Ruben Noal, e o restante da equipe seria direcionada para uma área provisória, mas que pudesse dar suporte para a rede até avaliarmos a unidade. 

Conforme Ribas, após o diagnóstico, a Secretaria Municipal da Saúde fez uma solicitação para a concessionária Rio Grande Energia (RGE) de mudança da rede monofásica para trifásica, o que deve ocasionar em ajustes na estrutura do prédio. O investimento estimado para o conserto da rede, entre material e a execução da obra, é de cerca de R$ 20 mil. 

Enquanto a obra não é realizada, um espaço provisório deve ser montado na Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão, localizada no mesmo bairro. Segundo Ribas, neste momento, a pasta aguarda apenas por uma autorização formal da Secretaria Estadual da Educação. 

Desde o dia 7, estamos em contato com a 8ª Coordenadoria Regional de Educação e o gabinete da secretária estadual da Educação, Raquel Teixeira, na busca por um retorno formal se podemos utilizar ou não a área. Então, eu quero agradecer a escola por ter disponibilizar o espaço que está dentro do território. Estamos aguardando com muita ansiedade, por conta da comunidade, por uma resposta positiva para a solicitação, porque assim daremos continuidade ao atendimento presencial e conseguiremos fazer as melhorias na estrutura que temos hoje, e que é do município. Tenho certeza que, com a reforma da rede elétrica, vamos conseguir dar suporte a população até a mudança para a unidade nova – reforça o secretário.

Com diversos serviços, UBS Dom Antônio Reis é referência para 6 mil usuários do Sistema Único de Saúde em Santa Maria

Uma nova estrutura

Paralelo a todas as ações, a Secretaria Municipal da Saúde pretende construir um novo prédio para a UBS Dom Antônio Reis em um terreno próximo a Escola Municipal de Ensino Integral (Emei) Roberto Antônio Bellinaso. 

O projeto inicial ainda pode sofrer alterações, mas a nova unidade deverá ser quase três vezes maior do que a atual, que tem 140 m² e conta com cinco consultórios, sala de vacina, sala de procedimentos, sala de odontologia, dois banheiros, copa, sala de higienização e depósito. 

Estamos tramitando para conseguir, com recursos do PAC, licitar (a obra) até o começo de abril – afirmou Ribas. 

Orientação

Com a suspensão dos atendimentos na UBS Dom Antônio Reis, a orientação da Secretaria Municipal da Saúde para a população é a seguinte:

  • Para obter informações sobre consultas e retirada de receitas médicas, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (55) 97400-6490
  • Os usuários da unidade que já tinham agendamento na UBS devem aguardar contato da equipe, que irá remarcar os atendimentos
  • Serviços de Odontologia foram direcionados a Policlínica José Erasmo Crossetti (Rua Floriano Peixoto, 1752, Bairro Centro). Já o serviço de vacinação ocorre na UBS Ruben Noal (Avenida Paulo Lauda, 80, Bairro Tancredo Neves)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo é o primeiro da América Latina a implantar nova estrutura alemã Anterior

Complexo Hospitalar Astrogildo de Azevedo é o primeiro da América Latina a implantar nova estrutura alemã

Rio Grande do Sul é referência no cuidado das doenças raras no Brasil Próximo

Rio Grande do Sul é referência no cuidado das doenças raras no Brasil

Saúde