Campanha estimulará vacinação contra o HPV em cidades com os piores índices; Santa Maria está fora da lista

Campanha estimulará vacinação contra o HPV em cidades com os piores índices; Santa Maria está fora da lista

Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)

No Brasil, há pelo menos 7 milhões de adolescentes entre 15 a 19 anos que não estão vacinados contra o HPV, apesar de já terem saído da faixa etária adequada para receber o imunizante, que é de 9 a 14 anos. Por isso, o Ministério da Saúde vai realizar ao longo deste ano uma campanha de resgate para identificar e vacinar esses adolescentes.


​​+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O HPV é o vírus responsável por quase 100% dos casos de câncer do colo do útero, o terceiro tipo de câncer mais incidente entre as mulheres brasileiras. Ele também pode causar câncer no ânus, pênis, vagina e garganta. A vacina disponível atualmente no Sistema Único de Saúde protege contra os quatro subtipos que mais provocam câncer e também verrugas e feridas nos órgãos genitais.


A vacina tem maior eficácia se for aplicada antes do início da vida sexual, porque isso diminui muito as chances de uma infecção prévia, já que a via sexual é a principal forma de transmissão do HPV. Por isso, a faixa etária da vacinação de rotina vai de 9 a 14 anos.

A consultora médica da Fundação do Câncer Flavia Correa ressalta que é fundamental resgatar quem não foi vacinado, para que o Brasil avance rumo à meta de eliminar o câncer de colo do útero. Segundo ela, quando o país começou a vacinação contra o HPV, em 2014, houve uma cobertura excelente na primeira dose, chegando a quase 100%. Já na segunda dose, teve uma queda muito grande, porque houve muito terrorismo contra a vacina.


Estratégias
Inicialmente, a ação é voltada para 121 municípios com as piores coberturas vacinais. Neles, vivem quase 3 milhões de adolescentes de ambos os gêneros não vacinados contra o HPV. A meta é que pelo menos 90% deles receba o imunizante. Quem não tiver certeza se tomou a vacina também deverá ser imunizado por precaução. 

Para garantir a campanha de resgate, todos os Estados contemplados devem solicitar doses extras da vacina contra o HPV ao Ministério da Saúde, que vai se encarregar da compra e distribuição. Em uma cartilha lançada essa semana com orientações aos municípios, a pasta recomenda que também seja feita a vacinação fora das unidades de saúde, em locais como escolas e shoppings.

No Rio Grande do Sul, devem ser contemplados nesta fase os municípios de Caxias, Canoas, Pelotas e ViamãoConforme a Secretaria da Saúde de Santa Maria, a cidade não deve receber as doses no momento

Ainda conforme a cartilha, a vacinação de rotina, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, deve continuar normalmente. Desde abril do ano passado, o esquema vacinal é de apenas uma dose. A vacina contra o HPV é contraindicada apenas para gestantes e pessoas com hipersensibilidade grave ou alergia a levedura.


Leia mais

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Para aumentar estoques de sangue, Hemosm realizará ação nesta terça no Hospital Regional de Santa Maria Anterior

Para aumentar estoques de sangue, Hemosm realizará ação nesta terça no Hospital Regional de Santa Maria

Bairro Diácono João Luiz Pozzobon será o próximo a receber pulverização de inseticida contra o mosquito da dengue em Santa Maria Próximo

Bairro Diácono João Luiz Pozzobon será o próximo a receber pulverização de inseticida contra o mosquito da dengue em Santa Maria

Saúde