Sobe para 42 o número de óbitos por dengue no Estado

Subiu para 42 o número de óbitos em decorrência da dengue no Rio Grande do Sul em 2025. As mortes mais recentes foram divulgadas pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) na segunda-feira (23). Tratam-se de uma mulher e dois homens, com idades entre 48 e 94 anos, todos com comorbidades.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

As vítimas eram moradoras de Porto Alegre e Harmonia e as mortes teriam ocorrido entre 25 de maio e 8 de junho. Até o momento, os municípios gaúchos que registraram óbitos por conta da doença são Porto Alegre (19), Cachoeira do Sul (4), Viamão (4), Sapucaia do Sul (3), Alvorada (2), Cachoeirinha (2), Aratiba (1), Canoas (1), Erechim (1), Estrela (1), Harmonia (1), Nova Araçá (1) e Novo Hamburgo (1). 

Diante do atual cenário, a SES pede que "a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito". Os principais sintomas de dengue são febre alta com duração de dois a sete dias, dor atrás dos olhos, dor de cabeça, dor no corpo e nas articulações, vômito, diarreia e mal-estar geral. Em alguns quadros, o paciente também pode apresentar manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira. 

Cenário

Até o momento, o Rio Grande do Sul emitiu 116.853 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 33. 650 analises deram positivo para a doença e 32.599 foram descartadas. Além dos 18.814 casos inconclusivos, 31.790 seguem em investigação no Laboratório Central do Rio Grande do Sul (Lacen RS).  

As primeiras mortes por dengue no Estado começaram a ser registradas em 2022. Na época, o número chegou a 66 vítimas. Já no ano passado, o Estado perdeu 281 gaúchos para a dengue, sendo este o maior índice da série histórica da doença. Em 2025, a presença do mosquito Aedes aegypti foi registrada em 475 cidades gaúchas.

Faça a sua parte!

  • Mantenha a caixa d’água sempre fechada
  • Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas
  • Não deixe a água da chuva acumular em recipientes
  • Mantenha tampados tonéis e barris de água
  • Guarde garrafas de cabeça para baixo
  • Recolha seus resíduos
  • Use repelente
  • Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina)
  • Atenção às piscinas, especialmente as de plástico

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Unidade de saúde realiza vacinação de crianças e adultos neste sábado em Santa Maria Anterior

Unidade de saúde realiza vacinação de crianças e adultos neste sábado em Santa Maria

SUS ofertará terapia com transplante da membrana amniótica no tratamento de queimaduras Próximo

SUS ofertará terapia com transplante da membrana amniótica no tratamento de queimaduras

Saúde