"Podemos implementar mesmo", diz vereador sobre uso de aplicativo de agendamento na rede de saúde de Santa Maria

Foto: Marcelo Oliveira (arquivo, Diário)

As longas filas que se formam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) continuam sendo um tema de debate em Santa Maria. Durante a campanha eleitoral, o prefeito Rodrigo Decimo colocou como uma das metas implantar serviços de teleagendamento para reduzir o acúmulo de pessoas e o tempo de espera nos locais. Ainda não se sabe quando o projeto deve ser colocado em prática, mas um vereador da cidade busca alternativas para propor à prefeitura.


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Em entrevista ao programa Bom Dia, Cidade! desta quinta (13), Lorenzo Pichinin (PSDB) confirmou que protocolou um projeto de lei sugestão ao Executivo, que consiste na criação de um aplicativo para facilitar o agendamento de consultas e diminuir o tamanho das filas nas UBS.

– Hoje, o paciente tem de madrugar para tirar a ficha no posto e, provavelmente, para consultar na semana que vem. Então, precisamos trabalhar para mudar essa realidade. Como? Criando um aplicativo – contou o vereador.

Pichinin disse que a proposta irá manter a porcentagem de 20% das fichas dos atendimentos por telefone às pessoas com mais de 60 anos, como aponta a lei federal. Contudo, o restante será dividido pela metade. Sendo assim, 40% serão feitas pelo aplicativo e as outras 40% seguirão de forma presencial, pois algumas pessoas têm dificuldade de utilizar aplicativos.

O vereador teve como inspiração aplicativos feitos em capitais do país, como Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, ele acredita que se trata de algo viável e que a prefeitura tem condições de colocar em prática. A exemplo disso, lembra do “Santa Maria de Todos Nós”, um aplicativo da prefeitura, que possui diversas funções e está disponível para download de forma gratuita.

– Não foge da realidade. Podemos implementar (o aplicativo) mesmo.

A posição da prefeitura

Também entrevistado no programa Bom Dia, Cidade! desta quinta (13), o secretário municipal da Saúde, Guilherme Ribas, disse que ainda não conversou com Pichinin sobre a proposta e, por isso, não pode comentar sobre. Sobre o teleagendamento, ele informa que antes de dar seguimento à iniciativa, a prefeitura precisa melhorar o processo de atendimento telefônico das unidades de saúde.
– Precisamos melhorar o processo de atendimento telefônico das unidades, em um formato que tenha um call-center, que consiga centralizar as informações e melhore o processo de orientação para a comunidade.

A ideia é que depois do primeiro passo, o teleagendamento possa ser implantado, dando preferência aos grupos prioritários, que necessitam fazer a marcação das consultas via telefone. O call center de cada unidade será responsável por receber os contatos via WhatsApp ou telefone, com o objetivo de concentrar as solicitações desses grupos.

Outro assunto abordado pelo secretário foi a implantação do terceiro turno nas unidades de saúde da cidade. Ribas revelou que a proposta, já apresentada ao prefeito Rodrigo Decimo e à vice Lúcia Madruga, é ter a medida funcionando entre 16h e 22h, com o intuito de ampliar a disponibilidade de horários para os atendimentos e ter uma maior frequência.

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Antonio Oliveira

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