São Sepé já registra 212 casos confirmados de dengue em 2025. O número é cinco vezes maior do que o índice de 2023, quando foram contabilizados 42 diagnósticos positivos. Até o momento, esse é o município da 4ª Coordenadoria Regional da Saúde com o maior número de casos da doença.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Ao Diário, a secretária adjunta da Saúde, Lariane Scherer, afirmou que “o município enfrenta um aumento significativo nos casos de dengue em 2025” e que “esse cenário representa um alerta para a saúde pública local, exigindo ações intensificadas de prevenção e controle”.
– O aumento (de casos) é considerado excepcional. São Sepé foi o primeiro município da Região Central do Rio Grande do Sul a registrar um caso confirmado de dengue em 2025, ocorrido em janeiro. Já a elevação dos casos pode estar relacionada a fatores como a presença do mosquito Aedes aegypti na região e condições climáticas favoráveis à sua proliferação – analisa a secretária adjunta.
Por conta disso, a pasta tem adotado diversas medidas para combater a doença no município, como a pulverização e controle vetorial em áreas com maior incidência de casos; visitas domiciliares; distribuição de “Kits Dengue” para os pacientes diagnosticados, contendo repelente, paracetamol ou dipirona e soro para reidratação oral; fiscalização de terrenos baldios em áreas urbanas e multas em casos de não realização de limpeza; ingresso e andamento de ações judiciais, além de campanhas educativas.
O papel da comunidade nesse processo também é destacado pela secretária adjunta da Saúde:
– A população deve adotar medidas preventivas para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, como eliminar água parada, manter caixas d'água e reservatórios fechados, utilizar repelente e procurar atendimento médico. A colaboração de todos é essencial para controlar a disseminação da dengue.
No ano passado, São Sepé emitiu 325 notificações de possíveis casos de dengue. Desse número, 94 foram confirmados, sendo 91 autóctones (com origem no próprio município). Além disso, 213 casos foram descartados e 18 apresentaram resultado inconclusivo. Até o momento, São Sepé não registrou óbitos em decorrência da doença.
Dengue em São Sepé 2025
- Nº de notificações – 632
- Casos confirmados – 212
- Em investigação – 7
- Casos inconclusivos – 0
- Descartados – 413
- Óbitos – 0
Dados atualizados em 19 de maio de 2025
Fonte: Painel Estadual de Casos de Dengue
Fique atento aos sintomas
- Febre alta com duração de dois a sete dias
- Dor atrás dos olhos
- Dor de cabeça
- Dor no corpo e nas articulações
- Vômito
- Diarreia
- Mal-estar geral
- Manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira
Faça a sua parte!
- Mantenha a caixa d’água sempre fechada
- Encha de areia, até a borda, os potes e os vasos de plantas
- Não deixe a água da chuva acumular em recipientes
- Mantenha tampados tonéis e barris de água
- Guarde garrafas de cabeça para baixo
- Recolha seus resíduos
- Use repelente
- Utilize inseticida em locais escuros (perto do chão e proximidades de piscina)
- Atenção às piscinas, especialmente as de plástico