
Foto: Beto Albert
Pacientes do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm) têm consultas e cirurgias eletivas adiadas. O motivo do reagendamento são oscilações em parte da rede elétrica que atingem a ala sul do prédio. Por questão de segurança, elevadores também foram desligados e os registros estão sendo feitos de forma manual. Conforme o hospital, os atendimentos de emergência e ambulatoriais não foram afetados.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Em nota, o Husm afirmou que equipes de infraestrutura trabalham para identificar e resolver o programa. De acordo com a instituição, R$ 25 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal foram destinados para reestruturação da subestação de energia do hospital. As obras devem começar neste semestre e concluídas em outubro de 2026.
Confira a nota na íntegra
"O Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), vinculado à Rede Ebserh, informa que está passando por oscilações em parte da rede interna de energia elétrica. Em decorrência desse problema, que atinge apenas a ala sul do prédio hospitalar, algumas consultas e cirurgias eletivas precisaram ser canceladas, elevadores desta ala foram desligados por motivo de segurança e registros de atendimentos foram realizados manualmente pelas equipes. As consultas ambulatoriais estão ocorrendo normalmente e os procedimentos cirúrgicos que precisaram ser suspensos estão sendo reagendados. As cirurgias de urgência não estão sendo afetadas. As equipes de infraestrutura estão inteiramente dedicadas à identificação e solução definitiva da questão. Importante ressaltar que no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal foi destinado o valor de R$ 25 milhões para reestruturação da subestação de energia do hospital. A obra está prevista para iniciar ainda neste semestre e a conclusão deve ocorrer em outubro do ano que vem."
Leia também: