Os últimos dados do Painel de Hospitalizações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) indicam um cenário de alerta no Estado em 2025, principalmente com relação a Influenza (gripe). Até quarta-feira (25), foram registradas 2.223 hospitalizações por gripe e 314 mortes, sendo a maioria em decorrência da infecção por Influenza A. Do número total de quadros de internação, 538 apresentaram a necessidade de encaminhamento para Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Sintomas
A gripe é uma infecção viral que pode evoluir para quadros graves, especialmente em grupos de risco. Os principais sintomas são:
- Febre
- Tosse
- Dor de garganta
- Dor no corpo
- Dor de cabeça
- Em idosos, pode haver febre baixa e ausência de alguns sintomas típicos, o que exige atenção redobrada
Vacinação
Neste contexto, segundo a SES, os índices de pessoas vacinadas ou não contra a Influenza também são preocupantes. Dos 2.223 hospitalizados, 1.880 não estavam vacinados contra Influenza, ou seja, 84,5% do total em 2025. Neste ano, 259 de 314 óbitos foram de pessoas não vacinadas.
Até agora, a soma de cobertura nos grupos de idosos, crianças e gestantes chegou a apenas 46,06%, sendo em idosos – 50,40% ; crianças – 34,04% e gestantes – 27,04%. Segundo a SES, esses percentuais estão "muito abaixo do que é preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI)", que é de 90% de cobertura vacinal.
Vale lembrar que a vacina da gripe oferece proteção contra as cepas mais recentes do vírus (dos tipos A-H1N1 e A-H3N2 e B) e é capaz de reduzir o risco de casos graves, hospitalizações e mortes. A proteção da vacina começa cerca de 15 dias após a aplicação, por isso ela acontece nesta época, para que tenha maior efeito durante o inverno, período de maior circulação do vírus. Os imunizantes contra a gripe estão disponíveis nas unidades de saúde.
Medidas de prevenção
Além da vacinação, é fundamental adotar medidas preventivas, como:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel
- Cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar (etiqueta respiratória)
- Manter ambientes ventilados
- Evitar contato próximo com pessoas gripadas
- Indivíduos com quadro de síndrome gripal deverão usar máscara, evitando a transmissão para outras pessoas
- Uso de máscara para os indivíduos com maior vulnerabilidade quando em ambientes com aglomeração de pessoas, especialmente em locais