
Foto: Samuel Marques (prefeitura de Santa Maria)
24 de fevereiro foi um dia histórico para Santa Maria. Na manhã desta segunda-feira (24), o atual prefeito Rodrigo Decimo (PSDB) transmitiu o cargo para a sua vice Lúcia Madruga (Progressistas), em virtude de uma viagem a São Paulo. Com isso, pela primeira vez, uma mulher eleita ao Executivo assume o cargo.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
O ato ocorreu por volta das 10h30min na prefeitura, com a presença de vereadores e do secretariado. Após a assinatura do documento, Lúcia Madruga destacou o compromisso com Santa Maria e a sensação de assumir o cargo de forma interina. Confira no vídeo:
Essa não é a primeira vez que uma mulher ocupa a cadeira. Em 2006, durante o segundo governo de Valdeci Oliveira (PT), a então vereadora Anita Costa Beber assumiu, de forma momentânea, a prefeitura. Já em 2025, outro fato inédito: em 166 anos, com Lúcia Madruga, é a primeira vez que Santa Maria tem uma mulher eleita ao Executivo como prefeita.
– É uma reponsabilidade tão grande que, no momento, não conseguimos dimensionar. É continuar o trabalho, não interromper. É fazer com que tudo aquilo que a gente planejou possa acontecer. E essa substituição acontecerá outras vezes, mas essa é histórica.
Na transmissão do cargo, Decimo destacou o momento como "simples e simbólico". Ainda nesta segunda, ele viaja a São Paulo onde será palestrante em um evento sobre Parcerias Público-Privada (PPP).
– Já tivemos a oportunidade de, em janeiro, termos a primeira mulher vice-prefeita. Agora, está nessa condição de assumir a prefeitura. Para mim, é motivo de muita alegria e honra ver esse novo capítulo sendo escrito, com a Lúcia como protagonista – afirma Decimo.
Lúcia ficará dois dias no cargo. Ela explica que assume a agenda do prefeito e os processos do Executivo. A decisão foi tomada para que as ações de governo não sejam interrompidas. Ao Diário, ela também falou sobre o espaço dado às mulheres na atual gestão:
– As mulheres que estão no governo, neste momento, são muito fortes. Mulheres que vieram de um lugar de muita competência em sua atividade profissional e isso tem sido uma marca do governo. Eu percebo, estando com elas, que vamos fazer a diferença e honrar as mulheres de toda a cidade.
Leia também: