Fotos: Reprodução
Os candidatos à prefeitura de Santa Maria estão mobilizados na luta contra a abstenção no segundo turno das Eleições 2024, que ocorre no domingo (27). O voto dos mais de 57 mil eleitores santa-marienses que não compareceram no primeiro turno, uma taxa de abstenção de 27,54%, pode ser decisivo na definição de quem comandará o município pelos próximos quatro anos.
Candidatos convocam eleitores
Questionados pelo Diário sobre a importância da participação de cada cidadão no pleito, Rodrigo Decimo (PSDB) e Valdeci Oliveira (PT) responderam de forma afinada que, independentemente do resultado, é fundamental que a população exerça o direito ao voto.
Decimo destacou que as eleições são uma oportunidade de contribuir na construção do futuro da cidade.
– No primeiro turno, tivemos um número muito significativo de eleitores que não foram votar. Não julgamos os motivos, mas queremos aproveitar neste momento para fazer um apelo para que todos exerçam esse direito, porque nos próximos quatro anos, queiram ou não queiram, vai ter um prefeito, um vice-prefeito. E eles podem ter a oportunidade de ajudar – afirmou o candidato tucano.
Valdeci lembrou que, ao votar, o eleitor passa a ter mais legitimidade para cobrar as promessas feitas por quem foi eleito.
– O segundo turno é outra eleição, é absolutamente necessário para você exercer a democracia, o direito ao voto, para poder cobrar depois dos eleitos. Cada um e cada uma tem que vir. Vote para ajudar em uma decisão absolutamente democrática. Independentemente do resultado, o teu voto será fundamental para a decisão das eleições no próximo dia 27 – destacou o candidato petista.
O convite para que a população compareça às urnas também foi feito pelos candidatos durante a propaganda eleitoral veiculada em canais de TV e emissoras de rádio no segundo turno, momento em que é possível se aproximar dos eleitores.
Missão assumida pelo Grupo Diário
O desafio de conscientizar os eleitores sobre a importância do voto também foi uma missão encarada pelo Grupo Diário neste segundo turno por meio de uma campanha. Diariamente, as plataformas de rádio, TV, jornal impresso, site e redes sociais se tornam palco de discussões sobre o assunto.
Leia também