
Foto: Beto Albert (Diário)
Registro de 1º de abril, em uma paralisação em defesa da categoria.
A reviravolta judicial desta quarta-feira (14) manteve a eleição do Sindicato dos Municipários, que tinha uma única chapa na disputa. Segundo a advogada Elizabeth Copetti, com a derrubada de uma liminar, essa chapa única e da gestão atual permanece no comando da entidade. Os interessados ainda podem entrar com novos recursos contestando a decisão desta quarta-feira. Até terça (13) estava em vigor uma liminar que suspendia o processo eleitoral sob a alegação de falta de transparência, o que tinha sido pedido por servidores que estavam na oposição à atual gestão.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A linha do tempo
O dia de eleição do Sindicato dos Municipários estava marcado para a última quinta-feira (8) e a atual gestão era a única chapa concorrendo. Servidores do município, considerados de oposição, entraram com ação na Justiça para impedir que a eleição continuasse por falta de transparência no processo eleitoral, solicitando também que o período de inscrição de chapas fosse reaberto. Conforme o advogado de oposição da atual gestão, Giorgio Forgiarini, os servidores alegam que não houve qualquer publicidade ao processo eleitoral interno ao sindicato.
No primeiro momento, em 3 de maio, o resultado foi positivo à oposição, que conseguiu suspender a eleição do sindicato por meio de uma liminar.
Porém, na sequência, nesta quarta (14), a chapa de situação recorreu e conseguiu reverter. Agora, o processo eleitoral voltou a valer novamente e, com isso, a chapa atual se mantém na direção, já que era única na disputa. Ainda é possível que a oposição entre com novos recursos.
Leia mais:
- Santa Maria registra queda nos homicídios no primeiro quadrimestre de 2025
- Polícia Civil pretende concluir inquérito sobre acidente com ônibus da UFSM na sexta
- Caso Isabelly: defesa afirma que mãe começou a medicar a filha quatro dias antes da ida ao hospital
Oposição
O advogado Forgiarini indica que irá analisar as possibilidades de recurso.
– Parte significativa da categoria dos municipários continua mobilizada para ter eleições limpas e transparentes no sindicato. É isso o que meus constituintes buscam na Justiça, dentre outros que também me constituíram como advogado. Todos os recursos processuais serão estudados e, se viáveis, utilizados para que isso se concretize.